Recent Tube

Professora cearense é finalista em prêmio nacional de educação com projeto de arte marginal

Foto: Divulgação
Fazer com que os alunos se identifiquem com o ambiente escolar, tenham interesse no ensino integral e aprendam sobre a potência das manifestações culturais das periferias em que vivem eram alguns dos objetivos de Tuyra Maria da Cruz Andrade, 28, quando pensou na disciplina eletiva de Literatura Marginal e Música.

Como professora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, no bairro Montese, em Fortaleza, a jovem promove discussões sobre a realidade dos alunos, estimula a produção de poesias, incentiva o pensamento crítico e a expressão. 

Existindo desde 2017, a disciplina foi reconhecida e agora é uma das 50 iniciativas que concorrem a edição do Prêmio Educador Nota 10 de 2020, que reúne professores de todo o Brasil. Tuyra é a única cearense participante e uma dos 11 nordestinos que concorrem à premiação. Inicialmente, foram enviadas 3.761 inscrições de educadores. O prêmio contempla professores que ensinam turmas desde a educação infantil até o ensino médio. 

Criado em 1998, a iniciativa foi idealizada pela Fundação Victor Civita e atualmente conta com parceria da editora Abril, da rede Globo e da Fundação Roberto Marinho. Para ser selecionado, o docente precisa ter um projeto que leve em conta a equidade e inclusão, que contribui para a formação dos alunos com aspectos da Base Nacional Comum Curricular, que possa ser reproduzido em outros contextos educacionais e que tenha resultados de aprendizagem comprovados.

Tuyra conta que as aulas semanais são feitas fora do ambiente da sala de aula, geralmente em lugares abertos, como o pátio da escola. Dispostos em roda, professora e alunos começam a fazer a leitura de textos sobre diversos temas. Depois, há a discussão com livre participação dos estudantes. As leituras e as músicas apresentadas, geralmente de rap, reggae e funk, trazem ainda mais a identidade dos alunos para a escola. A professora, que sempre via os alunos em bailes de reggae, encontros de poesia slam e batalhas de rap que frequenta no tempo livre, percebeu que esses gêneros poderiam ajudar na expressão das vivências dos estudantes.

“Tem muito sarau improvisado. Sobrou 15 minutos da aula e eles já pedem para recitar. Eles são tímidos, mas depois começam a escrever, a ler mais, a produzir poema também”, diz a professora. Tuyra explica que também costuma chamar convidados envolvidos com produção cultural na periferia, teatro de rua, pessoas que recitam poemas dentro de coletivos, entre outros. Segundo ela, nesses dias especiais, a turma que tem 40 matriculados dobra de tamanho, envolvendo também alunos de outras disciplinas. Além disso, eventos são feitos para toda a comunidade escolar com cooperação ativa dos alunos na organização.

Alguns alunos da disciplina chegaram a levar os aprendizados para fora da escola. Um deles, segundo Tuyra, ganhou batalhas de MC’s em outros espaços. Outra aluna foi convidada a participar de um evento de poesia slam em São Paulo. 

“A gente fala muito do que falta na educação, mas o que a gente faz com o que a gente já tem?”, questiona Tuyra. Para ela, a proposta do prêmio pode ajudar professores a responderem a pergunta, visto que as iniciativas escolhidas precisam ser reproduzíveis em diversos contextos escolares, sem muitas adaptações, gastos ou tecnologias, e precisam ter metodologia atual, que combine com a experiência dos alunos e das escolas. Assim, os projetos podem influenciar na aproximação de estudantes que não tem tanta identificação com as abordagens tradicionais da educação, fazendo a escola se tornar ainda mais inclusiva.

Passada a primeira fase de seleção, o prêmio deverá escolher os 10 vencedores entre os 50 concorrentes. Eles receberão um vale-presente no valor de R$ 15 mil. Ainda é escolhido também o Educador do Ano, que também recebe prêmio no mesmo valor. Além das premiações individuais, a escola onde o professor trabalha deve receber verba para celebração. O resultado deve ser divulgado ainda em 2020.







Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários