Recent Tube

Com 21 vagas para Chaval, Governo do Ceará lança programa Agente Jovem Ambiental

Imagem: Divulgação Governo do Ceará

As inscrições para o Programa Estadual Agente Jovem Ambiental (AJA) estão abertas até o dia 26 de fevereiro. Os interessados poderão se inscrever no endereço eletrônico da SEMAR/CE. O AJA oferece oportunidade de capacitação na área ambiental, para dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e matriculados em escola pública ou com o Ensino Médio completo.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), concederá aos selecionados, auxílio financeiro mensal correspondente a R$ 200 reais. Segundo Artur Bruno, titular da SEMA, o AJA é um programa de inclusão social e de educação ambiental. “Os jovens serão capacitados, eles aprenderão a fazer os seus projetos para melhorar o meio ambiente de seus municípios”, disse. “Com certeza esse é um projeto que terá uma grande repercussão e vai contribuir para um Estado melhor preparado para a sustentabilidade”, completa.

SOBRE O AJA

O AJA tem como propósito estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

Programa será executado, coordenado e monitorado pela SEMA, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas/SEMA). “O jovem AJA classificado deverá passar por uma capacitação em educação ambiental, realizada pela SEMA, em formato de Ensino à Distância (EAD), com duração de 60 (sessenta) horas/aula.

BENEFÍCIOS

Auxílio financeiro no valor de R$ 200,00/mês;

Curso de formação;
Seguro acidente;
Fardamento;
Certificação de participação.

PÚBLICO – ALVO

10 mil jovens em situação de vulnerabilidade, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e também matriculados em escola pública ou ter concluído o Ensino Médio.




Continua depois do anúncio



CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

Após a habilitação, os jovens serão classificados de acordo com os seguintes critérios: maior vulnerabilidade social, de acordo com o Cadastro Único para Programas Sociais –CadÚnico; maior idade

COMO PARTICIPAR

– Para mais informações acesse o EDITAL.

– Clique aqui e acesse a LEI DO AJA.

Faça sua inscrição: AQUI

Permanente

O programa Agente Jovem Ambiental foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará como política pública no último mês de dezembro e sancionado em janeiro pelo governador Camilo Santana. Após esse ciclo inicial de dois anos, outros 10 mil jovens serão selecionados para uma nova etapa do AJA e assim subsequentemente.

Duvidas ou informações sobre o AJA: (85) 3108 2794 

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal no Youtube!

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários