Recent Tube

Novafid realizará a III Semana de História em Parnaíba


O presente evento, realizado pela NovaFid, com o apoio dos professores organizadores Francisca Heloneide, Marciano Gualberto, Jean Lucas, Alessandra Barros, Angélica, Fábio Luiz, e os demais membros da sociedade acadêmica da presente instituição, tem como intuito reverberar a realidade feminina, trazendo pautas como: sexualidade, patriarcados, violência e resistência das mulheres, dentro da história do Brasil não deixando de ressaltar a atual conjuntura pandêmica.

É notório que dentro de uma perspectiva global e nacional a luta das mulheres e principalmente das mulheres negras, numa sociedade no qual o racismo estrutural ainda se perdura, é de grande importância para transcender o lugar de fala do público feminino e suas lutas. Em um espaço social e cultural no qual o poder do “macho” sempre as excluiu, mas não suficientemente para pará-las. Inclusive, estas ocuparam hoje seus espaços nos lugares de produção de conhecimento de alto cunho social. Sabe-se que na atual conjuntura, no que tange principalmente o contexto da pandemia, o índice de feminicídio aumentou, e a temática do evento vem explicitar essa cólera social que é a opressão as mulheres.

O evento contará com as seguintes conferencistas: 

Dia 25/05 – Professora Ma. Roberta Damasceno, com a conferência 1: Uma contra História filosófica feminista: contribuições à História e à Filosofia. 
Dia 26/05 – Conferência 2 – “Corpos Aprisionados: a interFACE entre gênero e raça na ambiência do cárcere. Prof. Esp. Alessandra Barros – Assistente Social da Penitenciária Mista de Parnaíba. 
Dia 27/05 – Conferência 3: Literatura Afro-brasileira: O livro infantil e as relações étnico-raciais na escola. Prof. Ma Elaine Marcelina, Nascida no Rio de Janeiro, escritora, graduada em História, Mestre em História. Tem seis livros publicados, dentre eles “Mulheres Incríveis” e “As coisas simples da vida” (seu primeiro livro infantil). 
Dia 28/05 Conferência de encerramento da lll Semana de História da NovaFid. Tema: Brasileiras: Sexualidade, violência e resistência. Prof. Dra. Mary Del Priore. Post doutora na escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris, ex professora da Usp/ Puc-Rj e leciona na universidade Salgado de Oliveira, autora de mais de 50 livros e vencedora de 20 prêmios nacionais e internacionais. 

O evento também contará, com Simpósios temáticos e minicursos relacionados a temática do e evento e interdisciplinaridade.

Mais informações: NovaFid



Continua depois do anúncio




Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal no Youtube!

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários