Recent Tube

Por que comemoramos o Dia do Índio no dia 19 de abril?



O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril e foi instituído no Brasil durante o governo Vargas.

Escolas, entidades e diversos grupos indígenas realizam eventos a fim de recordar a importância da cultura indígena na formação do povo brasileiro.

Origem e história do Dia do Índio

Em 19 de abril de 1940 foi realizado o "1.º Congresso Indigenista Interamericano", no município de Pátzcuaro, no estado de Michoacán, no México.

Assim, para celebrar este acontecimento, o dia 19 de abril foi a data foi escolhida durante o governo de Getúlio Vargas (1883-1954), através do Decreto-Lei n.º 5.540, de 1943.

Diversas autoridades governamentais e vários líderes indígenas estavam presentes no congresso. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, com sede no México, que atua colaborando na coordenação das políticas indígenas na América.

Continua depois do anúncio


Importância do Povo Indígena e seu contributo para a cultura brasileira

O povo indígena foi parte importante na formação da cultura brasileira. Sua influência se revela nos costumes, na alimentação, na língua e na mistura étnica do povo brasileiro.

Podemos apontar o uso da rede de dormir, o artesanato de palha e cipó, a fabricação de utensílios de cerâmica, com algumas dessas marcas.

Na culinária, temos as comidas feitas com milho, frutas e mandioca. Na medicina, destaca-se o uso de ervas medicinais. Igualmente, no folclore brasileiro, existem as figuras dos caboclinhos, os pajés, as lendas que contam a origem de plantas como a vitória-régia e pássaros como o Uirapuru.

11 exemplos de palavras de origem indígena

Um número apreciável de palavras de origem indígena integra o vocabulário brasileiro:

Maracanã
Ipanema
Itamaracá
Itu
pororoca
tucunaré
uirapuru
caju
pitanga
Jaci
Iara

Existem no Brasil 896 919 índios de 305 etnias, que falam 274 idiomas e vivem espalhados no país.

Em 2012 foi realizada uma pesquisa em 32 aldeias em todas as regiões do país, onde foram entrevistaram 1 222 índios de vinte etnias.

O resultado da pesquisa revela que os índios querem progredir socialmente por meio do trabalho e dos estudos, sem deixar de valorizar sua cultura.

Informações do https://www.todamateria.com.br/

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal no Youtube!

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários