Recent Tube

Dicas para vender um apartamento financiado

Dicas para vender um apartamento financiado

Financiar um apartamento está entre as modalidades favoritas dos brasileiros, sobretudo quando o orçamento não permite uma compra à vista. Mesmo sem a grana para obter o apartamento no ato da compra, o desejo é realizado com uma entrada, geralmente 30% do valor total, e parcelas mensais.

Mas quando a situação muda de lado, ou seja, quem comprou o apartamento financiado quer vendê-lo. Como há parcelas em aberto para quitar o imóvel, qual seria o caminho para vender de maneira segura?

Com dicas valiosas, nosso artigo responde a essas e outras questões sobre como vender um apartamento financiado. Leia!

Antes das dicas, saiba: posso vender um apartamento financiado?

Para tirar de uma vez por todas a dúvida que assombra quem comprou um apartamento financiado e, por determinado motivo quer se desfazer do imóvel, a resposta é: sim, mesmo que existam parcelas a serem pagas no banco, é possível vender um apartamento financiado.

Entretanto, fique atento às particularidades deste tipo de negociação, que estão em nossas dicas.

1 – O valor de venda não é o mesmo da soma das parcelas pagas

Veja só a simplicidade da conta: some as parcelas pagas no financiamento e venda o apartamento pelo valor total delas. Bem, esse é o caminho para quem almeja perder dinheiro. Pesquise sobre a valorização do apartamento, assim como dos imóveis da região. Além disso, considere as melhorias feitas no período em que o imóvel está com você. Para avaliar com precisão o apartamento pode-se buscar ajuda de um corretor de imóveis.

2 – Lembre-se: o apartamento é do banco

Sério? Calma, nós explicamos: como o apartamento é financiado, ele é de propriedade do banco credor até o valor total do imóvel ser pago. Desse modo, para que a venda aconteça é necessário quitar a dívida total do financiamento.

Mas antes que você pense que não conseguirá honrar com essa conta para poder vender o apartamento, nós temos uma boa notícia: o vendedor negocia com o futuro dono, o qual paga o valor total do imóvel. Logo, o vendedor pega esse dinheiro e quita o valor no banco.

Essa é uma forma de negociação, porém, vendedor e comprador podem negociar de outras maneiras, como veremos na próxima dica.

3 – Pagamento à vista

Em caso de pagamento à vista, o vendedor precisa informar ao banco ou à construtora em que contratou o financiamento. Após corrigir o saldo devedor a instituição emitirá um boleto com o valor para quitação.

Quitado o boleto pelo vendedor, que recebeu o valor do comprador, a instituição emite a declaração de que o imóvel está quitado e livre de débitos.

4 – Novo financiamento

Aqui o comprador deverá assinar um contrato com o vendedor e o banco onde o apartamento foi financiado. O novo financiamento poderá ser feito no mesmo banco ou o comprador escolherá nova instituição bancária.

Para entender melhor: em caso de novo banco credor, este vai transferir o dinheiro para o banco onde foi feito o primeiro financiamento, quitando o imóvel. O novo financiamento, acertado com o comprador, deverá ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis. E, caso haja um valor para pagar ao vendedor do apartamento, é agora que o banco credor repassa esse valor.

Já se o comprador solicitar o financiamento no mesmo banco do vendedor, basta que vendedor, comprador e a instituição assinem um contrato para colocar que uma parte do valor financiado é para a quitação da dívida inicial.

5 – Anunciando o apartamento à venda

Divulgar o apartamento para vender em Fortaleza nos canais certos para o público que pode comprar. As redes sociais, como Facebook e Instagram, grupos de WhatsApp e em sites especializados, como os de imobiliárias com credibilidade são ótimas ferramentas.

Capriche nas fotos postadas, receba bem os visitantes interessados, fale dos pontos positivos do bairro e, se necessário, faça reparos na pintura, nos móveis, portas, janelas e na fachada. Afinal, isso valoriza o imóvel, mostra que o apartamento é bem-cuidado e chama mais a atenção.

Vender um apartamento financiado é possível, sim! As dicas esclareceram as principais dúvidas, tornando o negócio mais seguro. Se precisar, leia novamente ou salve esse conteúdo para pesquisas futuras.

O artigo foi útil para você? Aproveite para compartilhar com os (as) amigos (as) que precisam saber mais sobre o assunto.


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários