Recent Tube

TJ-PI elabora material informativo de prevenção ao suicídio infantojuventil


Com objetivo de levar à população ações que visam a conscientização em relação à saúde mental, e estimular o diálogo sobre suicídio infantojuvenil, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por meio da Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude (CEJIJ) elaborou um folder com informações de prevenção e locais de onde buscar ajuda para esse tipo de situação.

O informativo traz os principais fatores de risco para suicídio, sinais de alerta e orientações para a identificação da doença. O suicídio infantojuvenil é uma das principais causas de emergência psiquiátrica em hospitais gerais se caracterizando como o problema de saúde pública e merece atenção da sociedade.


Segundo a psicóloga e especialista em saúde mental da CEJIJ, Aline Abreu, o longo período de isolamento imposto pela pandemia, afetou não somente os adultos como também gerou elevada situação de estresse no público infantojuvenil.

Nesse contexto, crianças e adolescente muitas vezes ficaram sozinhas sem o contato dos amigos da escola desenvolvendo sintomas como irritabilidade, dificuldade para dormir, mudanças de humor e depressão que pode levar em casos extremos até mesmo o suicídio.

A especialista acrescenta que o suicídio infantojuvenil ainda é visto como tabu na sociedade, mas é uma realidade que todos devem estar atentos no dia a dia, caso seja identificado alguns sinais alerta como falta de esperança, mudanças na alimentação, alterações nos níveis de atividade ou humor o apoio médico e psicológico é essencial. 

Fonte: CEJIJ-PI




Continua depois do anúncio




Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários