Recent Tube

Coleção "Entre Gerações" encerra ciclo com grande Lançamento em Parnaíba/PI


Idealizada no ano de 2018 por Claucio Ciarlini, que é escritor e também editor do jornal O Piaguí, a Coleção Entre Gerações (Contos, Poemas e Crônicas) teve a missão de estimular a interação entre escritores de várias gerações de Parnaíba e região. Claucio então fez o convite para que o amigo José Luiz de Carvalho (escritor e editor do jornal Correio do Norte) fosse seu parceiro na organização da obra. Também convidou o amigo e sócio no Piaguí Fábio Bezerra para atuar na diagramação e arte dos livros.

A primeira obra da coleção, Contos entre Gerações, é de 2019 e contou com a participação de 30 contistas. Foi lançada no dia 05 de outubro daquele ano, no auditório da UFDPAR:



Já o segundo volume da Coleção idealizada por Ciarlini, Poemas entre Gerações, de 2020, teve a presença de 60 poetas e acabou não tendo lançamento presencial por conta do isolamento social provocado pela ameaça da Covid-19, porém, Claucio teve a ideia de um lançamento virtual, que se deu através de alguns encontros via aplicativo Zoom e com mediação do escritor Dilson Lages Monteiro:




E o último, deste ano (2021), Crônicas entre Gerações, teve a participação de 40 contistas e Ciarlini optou por realizar não só o lançamento do último, mas de todos os três. O resultado foi o grande evento ocorrido ontem (dia 12 de dezembro) no Espaço de Eventos D´ Granja, que contou com a presença de 31 dos 78 autores (*) que atuaram em algum ou alguns dos livros da Coleção.


O evento teve início com o espetáculo promovido pelos autores, com apresentações teatrais, musicais, recitações de poemas e breves falas.

Na sequência, Fábio Bezerra, José Luiz de Carvalho e Claucio Ciarlini discursaram sobre a coleção, ao mesmo tempo em que agradeceram a todos os autores da obra e ao público presente.


Por fim, e antes do Coquetel, Ciarlini fez a leitura de dos nomes dos 78 escritores, que foram aplaudidos e os 31 que estavam presentes se reuniram para uma foto histórica.


A Coleção Entre Gerações contou com participantes de idades entre 20 e 80 anos. Desde nomes reconhecidos na literatura do estado, até jovens que estão nos primeiros anos de escrita, mas já de grande talento. Membros da Academia Parnaibana de Letras (e de outras academias), colaboradores dos impressos O Piaguí, Correio do Norte, Norte do Piauí e de plataformas virtuais, como por exemplo, a do Sesc, a Plataforma Escrever sem Fronteiras. Escritores que, unidos, construíram as páginas que, até onde se tem notícia, não existe, ao menos em termos de Piauí, uma série de coletâneas literárias que tenha trabalhado esses três gêneros em sequência, e principalmente, com o objetivo de promover o Diálogo entre Gerações. Por essa junção de fatores, já se torna uma publicação que entra para a história da literatura em Parnaíba. No que comenta Ciarlini: 



Continua depois do anúncio




“O objetivo de unir as gerações literárias fazendo-as conversar entre si, se conhecerem, se admirarem, se aplaudirem, aconteceu e com sucesso! Obviamente que em grupos tão diversificados (e diferente é o ser humano), tivemos aqueles que conversavam mais, outros menos, alguns atritos ou estranhamentos, comuns de qualquer grupo. Porém prevaleceu a educação, a gentileza… Até mesmo vimos o nascer de grandes amizades, além de parcerias em textos e projetos… E o mais lindo de tudo: entre membros de idades distantes. No que de repente algum crítico pode vir questionar… Todos se tornaram amigos? Infelizmente não. Mas todos se tornaram unidos, no momento em que tiveram que trabalhar juntos em prol destas obras que ficarão como parte do legado de suas carreiras”.

Nas palavras do escritor Jailson Junior:

“Ontem foi um daqueles dias mágicos que não se apagam da memória. Como eu disse anteriormente, a coleção chegou o fim, mas não o legado. O legado é perene, não se paga. Parabéns a nós, aos 78 autores que compõem essa linda coleção, sigamos firmes em fazer uma literatura piauiense cada vez maior.”

E no que comentou o escritor Marcello Silva:

“Venho hoje aqui falar de eternidade.
A arte literária, assim como as demais manifestações de arte, tem a missão de eternizar instantes. Não a eternidade que endeusa o ego de um ser ou de uma coletividade, mas a eternidade de uma ideia ou causa. A ideia é literária e a causa é a literatura. Hoje a eternidade está escrita aqui e agora. Daqui há cem anos perguntarão: o que houve no dia 12 de dezembro de 2021 no D’ Granja? O que é a trilogia “Entre Gerações”? As respostas estarão escritas nas paredes da história. Rascunhada no corpo do tempo. Então senhoras, senhoritas e senhores autores e amantes da arte literária, bem vindo a eternidade.”


(*) Segue a Lista dos 78 participantes da Coleção Entre Gerações: 

01 – Aírton Porto 
02 – Alberto Furtado 
03 – Alcenor Candeira Filho 
04 – Alexandre César 
05 – Altevir Esteves 
06 – Amparo Carvalho 
07 - Ana Ferreira 
08 – Ana Flávia 
09 – Anailton Fontenele 
10 – Antônio Gallas 
11 – Antônio J. Sales 
12 – Artur de Paiva 
13 – Benedito Lima 
14 - Bruno Costa 
15 - Carlos Henriques Araújo 
16 – Carlos Pontes
17 - Carvalho Filho
18 –Claucio Ciarlini (Idealizador e Organizador)
19 – Daltro Paiva
20 – Daniel Glaydson
21 - Daniel S. Braga
22 – Dante Ponte de Brito
23 – Diego Mendes Sousa
24 - Dilson Lages Monteiro
25 - Edna Santos
26 - Ednólia Fontenele
27 – Eduardo Moraes
28 - Elmar Carvalho
29 - F Gerson Meneses
30 – Fábio Bezerra (Diagramador e arte finalista)
31 - Fernando Ferraz
32 - Fram Rocha
33 - Francisco Dourado
34 – George da Silva
35 - Herbet Micael
36 - Israel Galeno Machado
37 – Jailson Júnior
38 – Jaqueline Bezerra
39 - Jeferson Portugal
40 - João Paulo Santos
41 – José Luiz de Carvalho (Organizador)
42 - José Marcelo Costa
43 – Jota Cunha
44 – Josiel Barros
45 - Joyce Cleide Araujo
46 - Karoline de Carvalho
47 – Kenard Kruel
48 - Leonardo da Silva
49 - Lívia Marceli
50 - Lívia Pessoa
51 – Luana Silva
52- Marcello Silva
53 - Marciano Gualberto
54 - Maria Christina de Moraes Souza
55 - Maria Dilma Ponte de Brito
56 – Maria do Rosário Pessoa
57 - Mário Pires Santana (In Memoriam)
58 – Morgana Sales
59 – Narcisa Alfonso
60 – Pádua Marques (Prefaciador de Contos Entre Gerações)
61 – Paulo Costa
62 - Paulo Couto
63 - Rafael Galeno Machado
64 – Renato Bacellar
65 - Renato Lopes
66 – Roberto Cajubá (Prefaciador de Poemas Entre Gerações)
67 –Rodrigo Ciarlini
68 - Rosal Benvindo
69 - Socorro Brasiliense
70 - Socorro Matos
71 - Sousa Filho
72 - Tarciso Gonçalves
71 - Thaís Fontenele
72 - Tiago Fontenele
73 - Wallison Sudaro
74 - Wilton Porto
75 - Yeda Machado Souza
76 - Zilmar Junior 

 Fonte/Matéria: O Piaguí

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários