Recent Tube

Sarau Vitrine Poética movimenta a cena literária parnaibana | por Rosinha Maciel


Aconteceu no último fim de semana (19/03) do referente ano, o sarau literário Vitrine Poética, no Parnaíba Shopping em Parnaíba-Pi, com a organização do poeta Carlos Pontes. A atividade integrou um verdadeiro festival de poesia, com a participação de 23 poetas/poetisas de diversos grupos poéticos de Parnaíba-Pi, foi um evento maravilhoso onde tive a honra de conhecer pessoalmente grandes nomes da poesia Piauiense, como: Carlos Pontes autor, editor e grande filósofo. Claucio Ciarlini escritor, idealizador, organizador de coletânea e fundador do jornal "O Piaguí". Daltro Paiva poeta, organizador de coletânea e grande ativista cultural. Edna Maria psicóloga, pesquisadora, escritora e poetisa. Sousa Filho professor, poeta e cronista.

Através da poesia, é que aprendemos os valores que regem a sociedade moderna, aprendemos a rir e a chorar, a defender e lutar pelo que acreditamos. As poesias declamadas pelos poetas e poetisas tiveram um teor variado, cada um com seu jeito único invadiu os corredores, escadas e vitrines do shopping causando uma verdadeira revolução poética, valorizando ainda mais nosso patrimônio literário.

Vitrine Poética foi bastante diversificado e rico, com apresentações em destaque dos poetas revelações: Anna Beatriz Tavares, Carolina Ciarlini, Ely Batista, Eren Soares, Layza Lunê, Moisés Carvalho, Roberto Vinício, Thamires Gonçalves e o pequeno Pedro Horácio de apenas 5 anos.

Além das belíssimas apresentações dos poetas veteranos: Adriana Martins, Alexandre César, Carlos Pontes, Claucio Ciarlini, Daltro Paiva, Edna Maria, Jailson Jr., José Marcelo, Jota Cunha, Leonardo Silva, Lu Campos, Morgana Sales e Sousa Filho e com a participação especial da escritora chavalense Rosinha Maciel.


No atual cenário em que vivemos, mostra-se essencial a existência de eventos como este, e de pessoas como o Curador do evento, Poeta Carlos Pontes. Quero aqui mais uma vez deixar meu agradecimento a todos Poetas/Poetisas pelo acolhimento e pelo rico aprendizado que trouxe para Chaval em minha bagagem, cada um de vocês marcaram minha alma de uma forma única.

Sobre o sarau VITRINE POÉTICA

"Confesso de coração que a razão mais forte e que me deu alegrias foi a união dos poetas e poetisas naquela noite. Tive a sensação de ganhar um grande prêmio. Foi gratificante." disse Carlos Pontes.

"Como disse o curador do evento, Carlos Pontes, "foi a festa da poesia!". Poetas e poetisas recitando e comungando versos com a finalidade de fomentar arte e cultura. Foi uma satisfação poder participar deste momento. Deixo meus votos para que nossa região se exemple em eventos como este e passe a valorizar a arte, a literatura, a poesia, bem como os demais seguimentos sociais que carecem de atenção. Parabenizo o curador e todos que se empenharam para a realização da Vitrine Poética. Que a poesia nos ajude a mostrar que, sim, podemos ter uma sociedade melhor." comentou Daltro Paiva

"O evento da Vitrine Poética sem dúvidas foi um resgate da poesia em Parnaíba, uma oportunidade para todos esses poetas e poetisas desconhecidos e conhecidos, foi uma honra pra mim participar. Sinto que todos nós estamos fazendo revoluções citando algo que é tão desvalorizado, a cultura. Uma forma de resistência mesmo contra essa falta de identidade que tenta nos impor a aceitar." frisou Anna Beatriz Tavares.

"Vitrine Poética, para além de um evento que foi lindo e democrático, idealizado pelo amigo Carlos Pontes e participação de talentosos poetas de várias gerações, ainda teve um ingrediente a mais que, ao menos para mim, já o torna inesquecível: a estreia de minha filha Carolina recitando seus poemas em público. Que venham mais Vitrines e outros encontros literários!". ponderou Claucio Ciarlini.

"A vitrine poética serviu como gatilho para metralhar a cidade, mas metralhar de arte. Embora não alcançando um público imenso, aqueles que ali estavam puderam sentir que a poesia faz parte da essência de Parnaíba e aos poucos essa poesia ganhará espaço. A vitrine foi sim, uma arma para o incentivo à cultura, e espero que mais pessoas possam ser metralhadas por versos poéticos." ressaltou Thamires Gonçalves.

"Tenho uma imensa satisfação de ter participado de um evento de tamanha grandeza, como foi o Vitrine poética. Estive ladeado por grandes poetas e poetisas de várias gerações. Que fique registrado o meu agradecimento a todos, em especial ao curador do evento, o poeta Carlos Pontes. Foi uma bela comemoração alusiva ao dia da poesia. Parabéns, poetas e poetisas. Vida longa à poesia!" concluiu Sousa Filho. 





Continua depois do anúncio









Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários