Recent Tube

Izolda Cela se torna a primeira mulher a assumir o Governo do Ceará

Foto: Ariel Gomes

A data de sábado (02) será marcada para sempre na história do Estado do Ceará. Após sete anos e três meses, o governador Camilo Santana transferiu, neste sábado (2), a gestão do Governo do Ceará para
a primeira governadora a assumir o cargo em definitivo. Até então vice-governadora, Izolda Cela é responsável pela revolução na educação cearense, e passa, agora, a comandar o atual mandato até o dia 31 de dezembro de 2022.

A transmissão do cargo aconteceu em dois momentos: na Assembleia Legislativa e no Palácio da Abolição. No Parlamento, foi lida a carta de renúncia, oficializando a saída do governador. Camilo afirmou no documento encerrar a missão a ele confiada com o sentimento de gratidão a todos que contribuíram para a sua gestão nos últimos sete anos e três meses. “Aos Poderes Legislativo e Judiciário, meu respeito e reconhecimento, por agirem sempre em defesa do nosso Estado. A todos os servidores públicos estaduais e à toda nossa equipe de Governo, agradeço por todo o comprometimento para que nosso Ceará avançasse cada vez mais, em benefício da nossa população”.

À agora governadora Izolda Cela, a quem chamou de “companheira incansável de todas as lutas”, desejou muito sucesso na “honrosa missão que assume neste momento”. Camilo Santana também lançou agradecimentos à família. “Pais, irmãos, minha esposa Onélia e meus filhos todo o meu amor e agradecimento por compreenderem meus momentos de ausência”. Por fim, a carta de renúncia encerra com reconhecimento a todos os cearenses que sempre estiveram ao lado do trabalho honesto e corajoso. “E a todos os meus irmãos e minhas irmãs cearenses, minha gratidão eterna, por estarem sempre ao meu lado, em todos os momentos dessa jornada”.

Presidente da Casa, o deputado Evandro Leitão desejou boa sorte e assegurou apoio em mais esse desafio que Izolda Cela assume. “É momento também de parabenizar e agradecer ao governador Camilo Santana pelo trabalho incansável. Diversas dificuldades foram enfrentadas e compartilhadas nesses últimos sete anos com esta Casa. A Assembleia continua firme no propósito de apreciar políticas públicas em benefício dos cearenses”, disse Evandro Leitão, apontando que o estado do Ceará se manteve equilibrado financeiramente, sendo um dos que mais investe. “Assim como Izolda Cela faz história, o governador trilhou o caminho para se tornar um dos melhores governadores cearenses. Duas pessoas comprometidas com o bem público e o bem-estar do nosso povo”.

A governadora expressou que suas primeiras palavras seriam de gratidão. “Neste momento em que me apresento para receber esta honrosa missão, minha fala é de agradecimento. Pude testemunhar ao longo desses sete anos, ao lado do governador Camilo Santana, o acolhimento, contribuições e parcerias”, contou.

Izolda Cela se disse, ainda, extremamente empolgada e compromissada. “Me sinto convocada para vencer e superar os desafios que ainda afetam tão fortemente a vida de homens e mulheres. Quero afirmar ao povo cearense que recebo essa missão com entusiasmo e motivação para trabalhar”, disse a governadora reafirmando o compromisso de seguir agindo com respeito e diálogo, marcas do Governo.

Finalizado o ato oficial na Assembleia, Izolda Cela seguiu para a sede do Governo, no Palácio da Abolição, onde o governador Camilo Santana a aguardava para a cerimônia de transmissão de cargo.

Agora ex-governador, Camilo Santana lembrou que no primeiro dia de janeiro de 2015, quando assumiu o Governo, deixou claro que a partir dali sua família passava a ser cada um dos mais de nove milhões de cearenses. “É assim foi durante esses mais de sete anos. Vocês sempre foram a minha força, meu escudo, inspiração e combustível durante essa jornadas luta e de resiliência, mas acima de tudo de superação dos desafios”, ressaltou.

Camilo disse, ainda que essa nova família nunca se separou um dia sequer. “Pelo contrário. A cada novo desafio estivemos cada vez mais fortes e não soltamos as mãos um dia sequer. Enfrentamos juntos com diálogo e respeito”, observou. “Foi através desse trabalho incansável que conseguimos avançar em todas as áreas, mesmo às enormes adversidades”, relatou Camilo Santana, agradecendo a todos os servidores que, com sua força e empenho, ajudaram a elevar o Ceará ao patamar de destaque nacional e internacional. “Quando fui eleito, disse que nos espaços públicos seriam colocadas fotos de cidadãos desse nosso Ceará, para mostrar que o governo não é meu, mas de cada cearense. Hoje, estou seguro que a governadora vai realizar um grande governo. Com muita alegria e orgulho temos a primeira governadora da história do Ceará”.

O evento contou com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Nailde Pinheiro; ex-governador Ciro Gomes; senador Cid Gomes; presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado Evandro Leitão; José Sarto, prefeito de Fortaleza; Antônio Henrique, presidente da Câmara de Fortaleza; além de deputados federais e estaduais, secretários estaduais, prefeitos e lideranças políticas de todo o Ceará.


Continua depois do anúncio



Nova governadora

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho é Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará com Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Integrou a Secretaria de Educação do Município de Sobral-CE de 2001 a 2003, como Secretária Adjunta de Educação, e de 2004 a 2006 como Secretária de Educação. Foi uma das grandes responsáveis pelo case de sucesso educacional criado no município. Sobral virou referência nacional, saltando de um longínquo 1366º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o topo da lista.
Foto: Ariel Gomes


A partir de 2007, exerceu o cargo de Secretária Estadual de Educação até abril de 2014. Na pasta, ajudou na implementação de diversas ações como a produção de material didático próprio, hoje utilizado por diversos estados; a universalização de métodos entre os municípios, criando uma unidade e auxiliando no desenvolvimento como um todo; a implantação de premiações para escolas, servidores e alunos, além do repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) ser realizado baseado nos resultados educacionais de cada município, se tornando, na prática, um incentivo.

Vice-governadora do Estado do Ceará na gestão de 2015 a 2018 e na gestão atual (2019-2022). À frente do órgão, ficou responsável pela coordenação de programas e projetos, como o Pacto por um Ceará Pacífico, o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), ambos voltados para a prevenção da violência, como também o Projeto Virando o Jogo, destinado para jovens de 15 a 19 anos que não estudam ou trabalham. Além disso, a Vice-Governadoria também realiza acompanhamento e apoio a políticas sociais desenvolvidas pelas setoriais do Governo do Estado.


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários