Facebook Twitter Google RSS

Opinião | As "Marias" da Penha - C H Nunes



"A minha liberdade não deve procurar captar o ser, mas desvendá-lo."
- Simone de Beauvoir -

Quantas "Marias da Penha" ainda serão agredidas no Brasil, para que tenhamos um país livre da tal obscura violência contra a mulher?

A sociedade brasileira é resultado de união de diferentes formações étnicas, culturais, ideológicas etc. Dentre essas influências, um legado evidente foi o "sistema patriarcal" onde o homem assumiu papel de chefia e liderança da família e dos negócios, tornando-se assim, responsável pelas decisões tomadas. Este 'sistema' colocou a mulher em condição de inferioridade diante da sociedade.

Quebrar essa cultura patriarcal e machista é um dilema histórico que, apesar das mudanças ocorridas no sociedade brasileira, quando a mulher adquiriu direitos civis e sociais equivalentes o homem, ainda é perceptível a discriminação contra o sexo feminino, chegando ao nível degradante da violência física, psicológica, sexual etc.

Ainda é mais triste acreditar que muitas dessas mulheres são vitimadas por pessoas que deveriam zelar pelo seu bem estar: são pais, maridos, irmãos, namorados etc. A mulher brasileira é agredida, espancada e morta dentro do seu próprio lar, tendo seu grito de dor abafado pelo medo de represálias.

A questão da violência contra a mulher é crônico e está enraizada na cultura machista brasileira. As leis e as denúncias certamente ajudarão, entretanto, é preciso educar a sociedade como um todo, acreditando que o princípio dessa educação está em casa e nas escolas, mostrando ás crianças o respeito à pessoa "humana", independente de cor, raça ou gênero.

* C H Nunes - Escritor chavalense


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Deixe seu comentário, nós agradecemos:

0 comentários :

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmo 23

Estamos no YouTube!

Educação

MAIS DESTA CATEGORIA

Tecnologia

MAIS DESTA CATEGORIA

Entretenimento

MAIS DESTA CATEGORIA

Emprego

MAIS DESTA CATEGORIA

Siga no Google+

Arquivo do blog

Se inscreva e receba conteúdo exclusivo

Sobre o blog

O Chavalzada foi criado em Novembro de 2010 e desde estão faz parte da vida do Chavalense, trazendo muita informação, entretenimento e cultura.
O Chavalzada é atualizado por Welligton Magalhães e Marcelo Silva.
O blog também conta com vários colunistas e colaboradores. Quer saber mais? Visite nossa fan page www.facebook.com/Chavalzada