Recent Tube

Risco de peste bubônica faz Ceará emitir alerta para casos da doença.


A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) emitiu, na última segunda-feira (12), um alerta sobre a notificação imediata de possíveis casos de peste humana no Estado. De acordo com o órgão, ainda não há casos confirmados.

A doença, também conhecida como peste bubônica, é transmitida pela bactéria Yersinia Pestis, presente em roedores, como ratos, camundongos, capivaras e porquinhos-da-índia. O humano não é seu hospedeiro natural, mas pode contraí-lo caso seja mordido pelo animal, por uma pulga infectada (transmissão indireta) ou, em caso de pneumonia grave, de inalação do ar contaminado.

"É predominantemente rural", afirma a Dra. Cely Aboud, chefe do departamento de infectologia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. "Você precisa invadir o ambiente destes roedores e ser mordido."

A bactéria é a mesma responsável pela peste negra, que matou milhões de pessoas na Europa durante a Idade Média. No entanto, de acordo com Aboud, não há motivo para alarde. "O risco [de uma pandemia] é próximo do zero", afirma a especialista. "Antes, as pessoas conviviam com ratos, não havia saneamento nos centros urbanos. Hoje, há condições de higiene e tratamento por antibióticos. "

"Por isso é importante documentar, caso chegue um paciente com os sintomas", continua Aboud. "Os profissionais de saúde têm de saber, porque é algo que a gente nem pensa mais, de tão antigo." De acordo com a Sesa, o último caso de peste humana registrado no Ceará ocorreu em 2005, no município de Pedra Branca, região central.

Segundo a secretaria, as principais áreas de risco concentram-se nas serras do Uruburetama, do Macaco, de Baturité, de Ibiapaba, das Matas, de Pedra Grande e na Chapada do Araripe.

"Se você invadir o espaço que pode haver estes roedores, como em uma caminhada, não vá desprotegido. É bom cobrir as pernas, por exemplo.", aconselha a Dra. Aboud.

Informações do UOL







Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários