Recent Tube

Estudantes Chavalenses são medalhistas (ouro e prata) na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática


A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) divulgou nesta quarta-feira (20) a lista de premiados de sua 18ª edição. Chaval foi destaque com duas medalhas: Rafaelle da Silva Oliveira ganhou medalha de Ouro e Erika Dafne da Silva Siqueira ganhou medalha de Prata (errata: havíamos anunciado que a aluna Erika Dafne teria ganhado medalha de bronze, apesar de existir uma lista Nacional constando essa informação (AQUI), o correto seria medalha de prata conforme uma lista na categoria Regional (AQUI)) ambas são estudantes da Escola Epitácio Brito de Oliveira.
Rafaelle Silva - medalha de ouro

Erika Siqueira - medalha de bronze 


Também receberam Menção Honrosa na 18ª edição da OBMEP:

• Maria Milena dos S. de Carvalho, Danilo de Brito Silva, Eloá Costa de Abreu (Escola Epitácio Brito;
• Angelo Gabriel Pereira Honorato (Escola Ana Brito de Oliveira);
• Maria Lorena Silva Mota (Escola Monsenhor Carneiro - Passagem dos Vaz);
• Douglas Carneiro Ferreira, Francisco Thomas Costa Silva, Lucas Rodrigues de Andrade, Luiz Otávio Durval de Oliveira, Maria Caroline Melo Mota, Nathan de Brito Rocha, Ruan Gabriel do Nascimento Veras, Sabrina Mota Magalhães Carneiro (Escola Monsenhor Carneiro - ensino médio)

Professor premiado:
• Sávio Rocha Pereira (Escola Epitácio Brito de Oliveira)

Escola Premiada:
• Escola Epitácio Brito de Oliveira




Continua depois do anúncio





Neste ano, a olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas nesta edição.


A novidade da 18ª edição ficou por conta do aumento no número de premiados. A nível nacional, serão distribuídas 8,4 mil medalhas (650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes), além de 51 mil menções honrosas. A olimpíada premia separadamente escolas públicas e particulares e, este ano, dobrou o número de premiações das instituições privadas. Também serão distribuídas ao menos outras 20,5 mil medalhas estaduais.

Professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos também serão agraciados. As cerimônias de premiação da 18ª OBMEP acontecerão em data a ser definida no próximo ano.

Os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) com aulas avançadas para seu desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem R$ 300 para integrarem o programa. O valor dessa bolsa concedida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) foi reajustado em 200% neste ano.


IMPA Tech

Como anunciado pelo IMPA, medalhas no Nível 3 (Ensino Médio) na OBMEP e outras quatro olimpíadas de conhecimento qualificam a concorrer a uma vaga no IMPA Tech – primeiro curso de graduação do instituto. As inscrições para o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação estão abertas até 28 de dezembro em impatech.impa.br. O curso será uma qualificação de excelência para os estudantes entrarem de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O processo seletivo destina 20% das vagas para alunos com ótimo desempenho na prova de Matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Acesse aqui o edital.

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a competição contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

A olimpíada também visa a contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.

Fonte: IMPA

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.


Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários