Recent Tube

AÇUDE ITAÚNA VEM FUNCIONANDO COM VOLUME LIMITE

As precipitações ocorridas no Ceará antes da quadra chuvosa deste ano proporcionou que nove entre os dez maiores açudes do Estado estejam com mais de um terço da capacidade em volume de água. De acordo com boletim da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) a Bacia do Litoral, ao norte cearense está com 34,94% de sua capacidade. Em matéria publicada no jornal O Povo, a situação atual dos açudes cearenses é avaliada como otimisma pela Cogerh, mas alguns açudes ainda funcionam com volume limite, sendo o caso do Itaúna, que abastece as cidades de Barroquinha e Chaval com água potável. Além dele, os açudes Quixabinha e Gomes em Mauriti, Angicos em Coreaú e Premuoca em Uruoca estão entre os prejudicados pela seca de 2010. As Bacias de Coreaú e Curu, ambas no litoral do Estado, são as regiões mais críticas em nível de água dos açudes. Itapajé, Amontada, Itapipoca e Nova Russas são localidades do litoral cearense que devem sofrer com o abastecimento de água, caso o inverno nao seja satisfatório. O açude Castanhão em Alto Santo está com 61.7% de sua capacidade – 6.700.000.000 m3, o maior volume no Ceará.

Fonte: BarroquinhaNoticias.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Mas a culpa do açude está em seu limite não é só da falta de chuva. Essa situação foi provocada pela abertura da comporta, no final do ano passado, para diminuir o risco de arrombamento, com a aproximação da quadra chuvosa, o exemplo do açude dos algodões, no Piauí, criou-se um pandemônio sobre o assunto na região. Como o reparo não foi feito no tempo certo, embora existisse o recurso alocado da ordem de R$ 2.300.000,00. A expectativa de de chuva em 2010 não se confirmou e o açude não recebeu agua por seu afluente maior, que é o Rio Timonha. O reservatório com capacidade de 77.000.000m³, se cheio, suportaria até três anos de extrema seca, com a vazão da comporta controlada.
    Perdão. A abertura da comporta se deu no final de 2009. Os serviços foram feitos no inicio de 2010, quando não houve incidência de chuvas na região. Esperamos que as chuvas desse ano façam sangrar o açude.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.