Recent Tube

Conhecendo um pouco mais a Mata-fome | Pithecellobium dulce

Conhecendo um pouco mais a Mata-fome | Pithecellobium dulce


Se tem uma planta que tem a cara da infância, essa planta é o pé de mata-fome. Tá pra ser inventada uma arvore mais amada e odiada ao mesmo tempo.

Amada pelo sabor e odiada pelos espinhos que sempre furavam nossas bolas!

Vamos conhecer um pouco mais sobre essa planta tão nostálgica?

Acacia obliquifolia, vulgo Mata-fome, é uma espécie de leguminosa do gênero Acacia, pertencente à família Fabaceae , conhecida no Brasil pelo nome mata-fome.

Descrição
A. Obliquifolia é uma árvore que pode atingir até cerca de 10 a 15 metros de altura. Seu tronco é espinhoso e suas folhas são pinadas, que, organizadas em pares enfileirados, podem medir de 2 a 4 centímetros. Suas flores são de cor branco-esverdeada, perfumadas, sésseis e podem medir até 12 centímetros de comprimento, apesar de parecerem menores devido a sua disposição enrolada. As flores produzem um legume, que adquire uma cor rosada quando maduro e abre, expondo sua polpa comestível. A polpa contém sementes brilhantes, pretas, de forma circular e plana.

A semente é geralmente dispersa por aves que se alimentam da polpa doce. A árvore é tolerante a secas, podendo viver em terras secas com elevações de até 1500 metros acima do nível do mar, o que a torna adequado para o cultivo urbano.


Distribuição
Esta planta é nativa da Costa do Pacífico, da América Central e do norte da América do Sul, podendo ser encontrada na região norte e nordeste do Brasil. Também pode ser encontrada em outros lugares, como Havaí, sendo considerada uma espécie invasora. É uma das espécies que foi introduzida e naturalizada extensivamente no Caribe, Florida, Guam, assim como na Índia, em Bengala, e nas Filipinas.

Continua depois do anúncio


Culinários
No México, as polpa de suas vagens, que podem ter um sabor adocicado ou azedo, é comida crua como acompanhamento de vários pratos e usado como base para bebidas açucaradas. As sementes também são comestíveis, e usadas para extração de óleos, que equivalem a 10% de seu peso.

 

Medicinais
Os povos indígenas da Mesoamérica usavam a polpa e a casca contra doenças de gengiva, dor de dentes, hemorragias em geral. Um extrato da casca também é usado contra disenteria, diarreia crônica, e tuberculose. Um extrato das folhas é usado para doenças na vesícula e para evitar o aborto. A semente é usado para limpar úlceras.

Sinônimos
Dependendo da região, Acacia é conhecida por diferentes nomes. No México, a árvore é conhecida como huamuche, guamuche, huamúchil, Guamúchil, e cuamúchil, derivados do seu nome na antiga Língua náuatle cuauhmochitl. No Porto Rico também é conhecido como Pizan, ou Guamá americano. Na Índia é conhecida pelo nome "Madras espinho", embora não seja nativa Madras.


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal no Youtube!

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários