Recent Tube

Brasil é o 3º na rota de tráfico de cocaína

País fica atrás apenas da Venezuela e do Equador como principal caminho do tráfico da droga para a Europa

Cresceu nos últimos anos o número de cargas de cocaína apreendidas na Europa após passar pelo Brasil, segundo relatório divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) sobre drogas e crime. O Brasil é o terceiro país na rota de tráfico da droga para a Europa.

Entre 2005 e 2009, período analisado pela agência, o número de apreensões de cocaína que chegaram à Europa após passar pelo Brasil aumentou cerca de dez vezes, 25 para 260, mas a quantidade variou bem menos, de 339 kg para 1.500 kg.

Apesar desse aumento na participação brasileira, a Venezuela, com cerca 6.500 kg, e Equador, com aproximadamente 2.500 kg, foram os principais canais da cocaína traficada para a Europa dois anos atrás. O Brasil surge em terceiro, ocupando o lugar que em anos anteriores já foi do México, do Panamá e da República Dominicana.

Fonte Diário do Nordeste / FOTO: AGÊNCIA BRASIL

O volume de cocaína que passou pelo território brasileiro foi menor porque, de acordo com a agência, os casos envolvem pequenos traficantes, os "mulas", que geralmente transportam a droga escondida em bagagens ou mesmo no próprio corpo. Já o esquema de tráfico da Venezuela envolve o transporte em grandes quantidades, por meio de portos.

Essa situação, porém, pode estar mudando, alerta a agência da ONU. Um exemplo foi a operação que apreendeu 3.800 kg de cocaína escondida em contêiner no porto de Paranaguá (PR), em 2009. A carga seria levado para a Romênia, país do leste europeu com importantes quadrilhas de tráfico internacional de drogas ilícitas.

Postar um comentário

0 Comentários