Recent Tube

Após reunião com governador, professores mantêm greve no Ceará

Professores da rede estadual de ensino do Ceará decidiram manter a greve após reunião nesta quinta-feira (25) com o governador Cid Gomes e parlamentares. Segundo o Sindicato dos Professores (Apeoc), a audiência terminou às 21h e a comissão de greve rebateu a proposta apresentada no último dia 28 de julho pelo governador Cid Gomes, alegando que ela deixaria de contemplar 80% dos educadores.
Ainda de acordo com representantes da Apeoc, Cid Gomes se prontificou a retirar a proposta feita em 28 de julho e assinar um termo de compromisso junto ao Ministério Público para reiniciar as negociações. A audiência também definiu que a comissão de negociação dos professores seria ampliada em quatro membros e que seria aberta a discussão sobre reserva de um terço da jornada. “O governador disse que não irá enviar proposta para Assembleia Legislativa enquanto não houver consenso”, afirma Reginaldo Pinheiro, representante da Apeoc.

A assessoria da Apeoc informou que o governador deu 30 dias para a comissão de greve analisar as propostas feitas durante a audiência. Segundo Reginaldo Pinheiro, o sindicato deve repassar as informações para a categoria em uma assembleia na próxima segunda-feira (29), quando decide se mantém ou não a greve. O G1 tentou entrar em contato com representantes do Governo do Estado, mas as ligações feitas na noite desta quinta-feira não foram atendidas.

Professores estão em greve há 20 dias
Os professores da rede estadual de ensino estão em greve desde o dia 5 de agosto. O sindicato questiona além do cumprimento da Lei Federal do Piso , o plano de cargos e carreiras dos professores. Os professores alegam que não basta aplicar o piso como vencimento inicial, mas defende que tal aplicação signifique ganho remuneratório para todos os integrantes da carreira, sejam professores de nível médio, graduados e professores pós-graduados.
A proposta anterior repassada para os professores, segundo o governo do estado, elevava em 45% a remuneração do professor em início de carreira com nível superior, em relação ao ano de 2010. Passando a remuneração de R$ 1.461,50 para R$ 2.000,00. Além disso, a proposta permite incremento de até 60% aos professores temporários.

Fonte: G1 CE

Postar um comentário

0 Comentários