Recent Tube

Rebeldes usaram aeronave que cabe na mochila durante ação na Líbia, diz NYT

Os rebeldes líbios usaram uma aeronave não tripulada de vigilância (também conhecido como drone) de fabricação canadense em suas operações de ataques coordenados contra forças leais ao ditador Muammar Gaddafi, segundo informações do jornal "The New York Times".

Segundo David Kroetsch, presidente da fabricante do drone, Aeryon Labs, de Ontario, Canadá, sua empresa foi consultada  por um representante do Conselho Nacional de Transição (CNT) no início de junho, depois que integrantes do grupo líbio descobriram a aeronave da empresa de vigilância em uma pesquisa na internet.
A aeronave é essencialmente um pequeno helicóptero de quatro hélices com câmeras de visão noturna. O aparelho é extremamente compacto. A empresa diz que ele pesa cerca de dois quilos e cabe em uma mochila e que seu operador não precisa de nenhum conhecimento de vôo. O drone é controlado pelo rastreamento de rotas traçadas em mapas exibidos em uma tela sensível ao toque. Seu preço é de cerca de R$ 120 mil.
"Eles sabiam que precisavam de apoio aéreo, porque estavam cegos lutando no chão", disse Kroetsch. "Mas eles não podiam pagar helicópteros".
Fonte: UOL

Postar um comentário

0 Comentários