Recent Tube

Mortalidade infantil no Ceará é a menor do Nordeste

A taxa de fecundidade no Estado também apresentou redução, passando para 2,07 filhos por casal

O Ceará tem a menor taxa de mortalidade infantil do Nordeste. A cada mil nascidos vivos no Estado, exatos 24,4 morrem. Alagoas possui um índice de 41,2 e, o Maranhão, 30,1 - os Estados apresentam as piores taxas da Região. Os dados são do relatório Situação Social dos Estados - Ceará elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgado ontem.

A pesquisa mostra que a mortalidade infantil tem diminuído no Ceará. Em 2001, a taxa de mortes infantis por mil nascidos vivos era de 35, caindo para 24,4 em 2007. Porém, considerando esses índices, o Ceará se encontra em uma situação desfavorável ao contexto nacional. No Brasil, os patamares de mortalidade infantil são mais baixos: 26,3, em 2001, e 20, em 2007. Por outro lado, o Estado apresenta vantagem se comparado ao quadro apresentado na região Nordeste, na qual as taxas foram de 39,3 e 28,7, em 2001 e 2007, respectivamente.

O técnico de pesquisa e planejamento do Instituto, Herton Ellery Araújo, informa que a análise foi baseada em números da Rede Interagencial de Informações para a Saúde do Ministério da Saúde (Ripsa/MS), no período de 2001 a 2007. "Além de dados reais, também trabalhamos com estimativas", comenta.

O titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Arruda Bastos, atribui essa redução a uma série de ações. A princípio, ele cita a melhor estruturação do sistema de saúde, com pelo menos 70% dos municípios cobertos pelo sistema. "Hoje, 90% das gestantes fazem pelo menos quatro consultas, além disso universalizamos todos os exames, como Aids, sífilis, entre outros".

A implementação do banco de aleitamento materno e a vacinação, principalmente, ao nascer também foram citados pelo secretário. Ele diz que a meta agora é reduzir para um dígito a taxa de mortes, assim como a mortalidade infantil neonatal.

"Para isso, estamos investindo em tecnologia e em uma rede mais ampla, com a criação das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), quatro Hospitais Regionais e a inserção e capacitação de profissionais nessa essa rede", explica.

Fecundidade

A taxa de fecundidade no Estado também apresentou redução acentuada, superando os decréscimos nacional e regional. Em 2007, o Ceará tinha uma média de 2,07 filhos por casal, em 2001, essa taxa era de 2,67. Já o Brasil apresenta uma taxa de fecundidade de 1,9 filhos por casal, e em 2001, 2,22. No Nordeste, há 12 anos, essa média era de 2,55, em 2007, foi para 2,12.

Para Herton Ellery, os números demonstram que o Ceará começará a reduzir sua população em 30 anos. Além de atribuir essa redução ao melhor acesso ao sistema de saúde e a métodos contraceptivos. "Não temos políticas públicas diferenciadas e nem uma renda melhor, então atribuímos, principalmente, o acesso ao sistema de saúde".

Idosos cearenses vivem menos

A esperança de vida dos idosos aos 60 anos (estimativa de quantos anos mais uma pessoa de 60 anos ainda vai viver), no Ceará, está abaixo da média nacional e da região Nordeste. Segundo o relatório Situação Social nos Estados-Ceará, divulgado, ontem, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2008, o idoso cearense estimava viver mais 19,9 anos.

Em 2001, a expectativa de viver mais era de 19,1 anos, quando o cearense completasse 60 anos de idade. Já no Brasil, essa projeção era de 20,5 anos em 2001, e de 21,3 anos, em 2008. No Nordeste, a taxa era de 19,5 e 20,3 anos.

"Esse fator pode apontar a carência em vários pontos, uma delas é com relação à assistência ao idoso no Estado, políticas públicas destinadas a essa camada da população que cresce, mas sem assistência", explica o técnico em pesquisa e planejamento do Ipea, Herton Ellery Araújo.

Homicídios

Diferentemente do Brasil, onde a taxa de homicídio masculina (número de mortes por 100 mil habitantes) para a faixa etária de 15 a 29 anos caiu de 101,4 em 2001 para 94,3, em 2007, o Ceará obteve um crescimento em 2001, registrando taxa de 58,1, e subindo para 83,5 em 2007.

Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Boa tarde caros colegas do Chavalzada! Agradecemos a todos pela parceria. Já adicionamos seu link aos parceiros.
    Forte abraço!




    parceria

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.