Recent Tube

Joaquim Barbosa é super-herói nas redes sociais

O relator do mensalão, Joaquim Barbosa, vem colecionando desentendimentos com seus colegas de corte. Só na última semana, ele teve problemas com os ministros Ricardo Lewandowski, revisor do processo, e Marco Aurélio Mello.

Nas redes sociais, a história é diferente; Barbosa conquistou a popularidade dos internautas, que o identificam até como super-herói. Isso porque o ministro está condenando a maioria dos réus envolvidos no esquema de compra de apoio no Congresso Nacional durante o primeiro mandato de Lula.

No Facebook e no Twitter, os usuários ainda pedem para Joaquim Barbosa se candidatar à presidência. As imagens dele viram “meme”, são disseminadas rapidamente pela inernet, e ajudam a popularizar o julgamento do mensalão.
Em um dos memes, Barbosa aparece em uma foto com sua toga. Ao lado, vem a frase: “Batman é para os fracos, o meu herói é negão e usa toga preta. Ele está em Brasília lutando contra os maiores vilões da história do país”. Há também uma imagem que o associa ao Super Homem.

O meme do trapalhão Mussum ganhou várias interpretações para Joaquim Barbosa. Em um deles, o ministro aparece com uma toga e a frase: “todo mundo em canis”.

O ministro não usa as redes sociais, mas diz que não se incomoda com as caricaturas e comparações. Barbosa achou graça do kit de carnaval feito por uma fábrica de fantasias do Rio.

— Só achei que aquela máscara não ficou muito parecida comigo não. É outra pessoa.

O especialista em redes sociais da DDBR (Democracia Digital Brasil) Manuel Paiva explica que, no caso do ministro, os memes estão associados à sua figura carismática. Esse elemento, aliado a um bom tema e uma boa foto, ganha popularidade na internet.

— Ele é um cara que as pessoas gostam, tem uma história por trás... Isso, junto a uma atitude legal, uma foto bem tirada e – pronto – pegou! As pessoas replicam porque todo mundo quer uma imagem de um cara contra os políticos, a massa pensa assim.

Paiva explica que, nesse caso, quem é contra os réus do mensalão acaba acelerando o processo de difusão das imagens.
 
Fonte: R7