Recent Tube

Falando de Marketing com Fabio Mesquita - A arte de ter ideias e construir estratégias.

O Blog Chavalzada acaba de entrar em parceria com Fabio Mesquita Publicitário, atuante com mais de 15 anos de experiência no mercado do Ceará. Publicitário pela Faculdade Nordeste (FANOR) onde fez Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, fez Administração de Empresas na FLF – Faculdade Lourenço Filho. É autor da marca Grão Novo, consultoria independente em Comunicação e Marketing que vem desenvolvendo trabalho de posicionamento de marcas para várias empresas de Fortaleza. Essa parceria resulta em na publicação de textos onde vamos poder conferir ideias, provocações e algumas sugestões de ações em marketing e propaganda para os comerciantes da nossa Região, e ai vai o Primeiro!

A arte de ter ideias e construir estratégias.

O exercício da criatividade para novas conquistas no trabalho e na vida.



Um outro dia, ao conversar com um amigo, ouvi uma frase que gerou todo esse texto. “Foi por causa de uma ideia que tudo mudou”. Flávio Alves estava simplesmente me contanto a ideia que teve, a qual mudou todo o cenário de sua vida. 


O interessante nesse comentário é a exaltação do poder da ideia. Para onde uma ideia poderá nos levar e o que poderá acontecer nas nossas vidas se dermos asas a elas? 

No livro “Tenho uma Ideia”, Roger Von Oech nos conta a história de Gutenberg. Gutenberg desenvolveu todo o sistema de imprensa, pelo simples fato de associar ideias não antes relacionadas. 

Ele pensou: E se juntarmos a prensa de vinhos com a cunhadora de moedas? Será que dá para imprimir a letra no papel? 

Essa provocação criativa de uma combinação não antes relacionada terminou desenvolvendo a prensa de impressão e a prensa de tipos móveis.

Isso ocorreu no século XV, por volta dos 1400, em uma época onde as pessoas alfabetizadas eram poucas. A leitura era uma dádiva para uma classe específica, e a provocação criativa de Gutenberg acabou modificando não apenas a sua vida mas também a de toda uma sociedade da época. E, claro, todo o comportamento do mundo. 

No prefácil da Coleção “A Obra-Prima de Cada Autor”, da editora Martin Claret, no livro “Maquiavel – O Poder”, de autoria de José Nivaldo Júnior, encontramos o seguinte texto sobre a “Provocação Criativa” de Gutenberg: 

Com o desenvolvimento do sistema de impressão de Gutenberg, a Europa conseguiu dinamizar a fabricação de livros, imprimindo, em cinquenta anos, cerca de vinte milhões de exemplares para uma população de quase cem milhões de habitantes, a maioria analfabeta. 

Para a época, isso significou enorme revolução, demonstrando que a imprensa só se tornou realidade diante da necessidade social de ler mais.”  

E isso ocorre em um momento oportuno da história. O renascimento ganhando forma e força, as ideias surgindo, e o mundo conheceu pela primeira fez um processo de reprodução. Fato, que três séculos depois surge toda a revolução da indústria. Onde tudo, não mas só os livros, ganharam um processo industrial. 

A ideia tem um poder transformador. E de onde nascem as ideias? 

Para Roger Von Oech, as ideias nascem dos nossos conhecimentos. Ele diz: É dos conhecimentos que se fazem novas ideias. Ele conclui de forma primorosa: “o verdadeiro segredo da criatividade está no que fazemos com nossos conhecimentos”. 

E quando uma ideia muda a vida de uma pessoa? – Para essa pergunta, eu mesmo respondo: quando a ideia começa a ter relevância e objetivos para o seu idealizador. 

Ozires Silva, escrevendo para Carlos Alberto Júlio, no Livro “A Arte da Estratégia”, confronta a questão do por que existirem nações pobre e outras ricas. Desse confronto, ele sugere que a diferença está em palavras-chaves como: inovação, criatividade, eficiência e outras semelhantes, como a disciplina. 

São palavras provocativas, que aliadas a um objetivo de vida, têm o poder de mudar realidades de pessoas e de seus empreendimentos. 

Talvez, o segredo para a soma dessas palavras gerarem resultados transformadores esteja no posicionamento pessoal. Carlos Alberto Júlio, por exemplo, tem por mantra a seguinte expressão: “Eu estou determinado a ter sucesso um dia”. 

A ideia do sucesso mudou a história de Carlos Alberto. Mas, não foi só a mente que ele teve de trabalhar para atingir esse sucesso sentenciado. 

A sua ideia teve que se tranformar em uma estratégia de vida. 

Em “A Arte da Estratégia”, ele conceitua “Estratégia” na seguinte sentença: Estratégia é o caminho mais rápido para alcançar os seus objetivos. 

E para isso, alguns pilares serão necessários ser construídos, como: foco, organização e disciplina. Os passos da estratégia, a operação, e pessoas importantes. Pensar grande, começar pequeno e crescer rápido. 

De fato que, para uma pessoa ter sucesso na vida, ela tem que passar por objetivos pessoais, familiares, profissionais e dar objetivos para sua vida financeira. 

Aqui vem uma provocação: 

Mas... Se sua vida fosse um negócio, como fazer para tudo mudar? 

A resposta: 

Se a sua vida fosse uma empresa comece descobrindo onde sua empresa está hoje.  

Uma empresa quando quer ganhar mercado e se diferenciar de seus concorrentes busca esse diagnóstico pertinente. 

As análises de “pontos fortes, “pontos fracos”, “ameças” e “oportunidades” levam uma empresa ao conhecimento de sua realidade atual. 

Isso é tão importante que poderá levar esse empreendimento a outros patamares do mercado. Por andar dentro da realidade nua e crua. 

Fazer esse tipo de análise ajuda a empresa compreender bem: sua companhia, seus concorrentes, seus canais de comunicação e de distribuição, quem são seus consumidores finais, seus custos e, claro, o seu contexto. 

O objetivo dessa análise é de se traçar objetivos para as ideias. E a ideia cada vez mais ganha força de estratégia. 

E para cada objetivo traçado, existe a necessidade de se respeitar algumas sentenças, como: um objetivo tem que ser específico, mensurável, atingível, relevante e ter um tempo específico para sua concretização. 

E para que isso ocorra com sucesso, você irá precisar de pesquisa, segmentação, posicionamento e saber priorizar os passos certos. 

Como diria Carlos Alberto Júlia: “Na vida e no mundo das empresas acontece exatamente a mesma coisa. 

A empresa sem um plano estratégico é facilmente batida pela concorrência. 

Mas a empresa incapaz de executar a estratégia - mesmo que por um curto período de tempo – boicota a si mesma e deixa a sorte decidir quem vai 

vencer.” 

Escolha o caminho que você vai seguir para realizar seus objetivos. Trace um plano, A, B e C. Não esquecendo que controle é uma das ferramentas mais úteis o tempo todo, você irá concretizar na sua vida a ideia de que a estratégia é o caminho mais rápido para você realizar os seus objetivos. 

Quando a ideia ganha uma estratégia é porque chegou a hora de virar o jogo da vida. Afinal de contas, foi por causa de uma ideia que tudo mudou. 


Fábio Mesquita Torres 
Publicitário da Grão Novo