Recent Tube

MEC confirma aumento de 7,97% para piso dos professores

O Ministério da Educação anunciou ontem que os professores da rede pública de ensino terão reajuste salarial de 7,97% neste ano. Com isso, o menor salário de docente da educação básica (ensino infantil ao médio) passa a ser de R$ 1.567. Hoje, o valor é de R$ 1.451.


O percentual de reajuste é definido com base na variação do valor gasto por aluno no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Como esse fundo é composto por cesta de tributos, a queda no nível de atividade econômica do País no ano passado repercutiu no índice de reajuste do salário dos professores.

Se considerada a inflação de 2012, o ganho real com o reajuste anunciado será de menos de 2%.

No início do ano passado, o Ministério da Educação previa reajuste de 21% em 2013. No ano passado, o reajuste do piso salarial dos professores foi de 22,22%.

“Todo mundo que está acompanhando as finanças públicas no Brasil reconhece que houve desaceleração, queda de receita. Há problema orçamentário em muitos entes da federação”, disse o ministro Aloizio Mercadante (Educação).

Embora exista o piso nacional, o salário dos professores varia dependendo do Estado. Além dos que descumprem a lei e não pagam o piso, há os que têm lei própria e pagam acima, como São Paulo e o Distrito Federal. (das agências)
O Povo Online