Recent Tube

Pacheco Neto reclama da falta de recursos no seu início de gestão em Chaval



O prefeito mais jovem do Ceará, Pacheco Neto, 21 anos, e um experimentado gestor, como o de Capistrano, Cláudio Saraiva, 49 anos, têm um ponto em comum: a falta de recursos para cumprir promessas de campanha. Pacheco, filho de ex-prefeito, conta que as dificuldades de início de administração foram as mais diversas. A principal delas é a limitação de recursos para gerir serviços essenciais.

Esse é o caso do Hospital Municipal Elizete Cardoso Passos Pacheco, que apesar de contar com um centro de cirurgia, não pode realizar esse procedimento médico porque as verbas repassadas para a Saúde são insuficientes, conforme diz Pacheco.
Jovem e idealista, conta que se depara com a falta de recursos para o desenvolvimento do Município, também dependente das transferências.


Agricultura Já Cláudio Saraiva, que foi reconduzido ao cargo, também reclama da falta de dinheiro para desenvolver sua região. Ele lembra que Capistrano, localizado no Maciço do Baturité, já foi o principal produtor de milho do Estado, considerando a área total, onde atualmente habitam cerca de 17 mil pessoas.

Na atualidade, e sem contar com agricultora irrigada, a produção foi anulada com a seca registrada no ano passado. Capistrano também se ressente de água e o sistema de esgoto é feito por fossas.

"Muito já fizemos, como foi a questão da educação, onde tínhamos os piores indicadores do Maciço e hoje estamos na frente", disse.

Para ambos, no entanto, há uma crença forte de que a Aprece exerce um importante papel não apenas para socorrer as cidades nos momentos de crise, mas também como interlocutor para alavancar o desenvolvimento.

"A Eliene (Brasileiro) fez um grande trabalho à frente da Aprece, a ponto de fazer com que a entidade ganhasse projeção nacional. Agora, queremos que esse mesmo espírito norteie a nova presidente, a Aninha, que estará à frente da Associação", afirmou Cláudio Saraiva.
Diário do Nordeste