Recent Tube

22 de março - Dia mundial da água

Cuidar da água é um direito e um dever de todos. Para que possamos garantir nossa sobrevivência e a das gerações futuras... Se hoje enfrentamos tantos problemas ambientais, a raiz da maioria deles está na educação ou na falta dela... 

A educação ambiental é importante e urgente e deve ser tida como prioridade em todos os segmentos da sociedade. 

Água: um bem natural que deve ser preservado! 
Apesar de dois terços do Planeta Terra serem compostos de água, somente 0,007% desse montante é potável, ou seja, própria para o consumo. Pra piorar, 97% desta água potável está em áreas subterrâneas, formando os aqüíferos, que ainda são inacessíveis pelas tecnologias que dispomos atualmente. 

A ONU criou o dia Mundial da Água já que se faz necessário um momento de reflexão a respeito da destruição dos nossos rios já que vem deles a única água potável que possuímos e em um futuro muito próximo pode vir a faltar. 

Somos um país privilegiado porque a maior quantidade da água doce do mundo encontra-se no Brasil disponível em seus rios ainda, possuímos o rio que abriga o maior volume de água do planeta: o Amazonas. Mesmo sabendo disso, cada vez mais a ação do Homem vem causando danos a esse maior bem natural que possuímos. Seja por contaminação de rios, lagos e represas; ou pelo uso irrestrito e desnecessário, o fato é que precisamos mudar de atitude imediatamente. De acordo com a ONU, mais pessoas morrem por contato com água contaminada do que a soma de todas as formas de violência, sendo que os mais atingidos são crianças menores de cinco anos (cerca de 6 mil mortes diárias!).Muitas pessoas acham que a preservação deve partir do governo ou das empresas e indústrias, que são os maiores poluidores. Mas nós, pessoas comuns, também podemos ajudar. Se cada um fizer a sua parte, além de ficar com a consciência tranqüila, estará contribuindo e muito para a preservação. E não é nada complicado, atitudes muito simples a ao alcance de todos podem (e devem!) ser tomadas:

Neste Dia Mundial da Água a SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE CHAVAL sensibiliza a todos que precisamos nos conscientizar de usar este importante recurso natural de forma sustentável, para que ele nunca falte. A água é um recurso finito e vulnerável. 
A água limpa sinaliza a vida. Se suja, a doença. Sem água não podemos viver!