Recent Tube

Falando de Marketing - O Marketing da Beleza.

A pluralidade de ações que um salão de beleza pode desenvolver para conquistar novos clientes, manter clientes já conquistados e descobrir novos nichos de mercado. 

Alexandre Tadeu da Costa, o grande mestre do chocolate, escreveu o livro: Uma Trufa e... 1000 lojas depois! Em sua obra, revala- nos que o segredo do seu sucesso foi detectar que, no mercado, existiam milhares de pessoas cansadas de comer Sonho de Valsa, e outros milhares (ou podemos até expandir essa ideia com uma formação esporádica “trilhares”) de pessoas que não tinha condições de comprar os produtos da Kopenhagen. 

Um nicho, que junto a uma mistura de alguns ingredientes, como a arte de surpreender, somada a criatividade e muito, muito trabalho, fez da Cacau Show a grande empresa que é hoje. Sonho e fato concretizado! 

Peguei esse exemplo para fazer esse texto, o qual tem como foco levar à reflexão os milhares de pequenos e médios empresários, donos de salão de beleza, espalhados pelo mundo a fora. Os quais disputam uma concorrência muito acirrada, por se tratar de uma profissão de necessidade básica para a população, o número de salões são consideráveis. Por exemplo, na rua onde moro, ao passar por 3 quadras, posso contar 5 salões um quase “parede com parede” com o outro. 

Diante disso, o que fazer para se diferenciar? O que fazer para que, além da simpatia, da fidelidade de alguns clientes, um simples espaço de beleza possa realizar novo impacto na comunidade e fazer com que um simples salão, de diferenciais quase sem expressão, torne- se um espaço de referência e desejo da comunidade local? 

Bem, se vamos pensar em planejamento, o primeiro e importante passo a ser tomado é olhar o mundo ao nosso redor. É necessário colocar no papel uma espécie de desenho do mercado onde o seu salão de beleza está inserido. Para os planejadores, a este trabalho se dá o nome de análise do cenário. É um exercício de observação de como seus concorrentes diretos e indiretos se comportam. O que eles estão fazendo? Como eles se apresentam para a sociedade e como o público fica sabendo dos seus produtos e serviços? 

Com esse exercício, você terá nas mãos um pequeno mapa do mercado que está em volta do seu salão de beleza. 

Depois dessa análise, vamos passar para o segundo ponto da nossa reflexão, que é a análise dos pontos fortes que o seu salão oferece e de seus pontos fracos. 

Caso fique complicado pensar nos pontos forte e fracos, você pode começar fazendo algumas perguntas para a sua empresa. Perguntas tipo, o que nós fazemos e fazemos bem? O que nós fazemos e “não” fazemos muito bem? O que nós fazemos e que não era para ser feito? E o que era para nós fazermos e nós não estamos fazendo? 

Aqui você começa a estabelecer um diagnóstico claro do seu salão de beleza. Começa a perceber qualidades, problemas e perceber de forma clara o que o seu salão tem de pontos fortes para conquistar e ampliar a clientela, o que o seu salão tem de pontos fracos para que você e sua equipe estabeleçam em um futuro breve ações corretivas. 

Coloque tudo isso em um papel, que ganhará um caráter de documento em um futuro breve. Você terá como detectar as oportunidades que o seu salão tem diante da sua comunidade, e as ameças que o seu salão sofre diante do cenário que foi analisado. 

Esse exercício tem como fundamento detectar os pontos de diferenciação do seu salão para o mercado. Estabelecer o que você tem de melhor para oferecer e trabalhar esses diferenciais, conquistando um nicho do mercado, que pode estar passando na sua porta e você nem seus futuros clientes estão percebendo. 

Depois disso, coloque em outra folha quais são seus principais concorrentes. E, na sua visão, liste para cada um deles o que você acredita que eles têm como pontos positivos e pontos negativos. 

Vamos pensar agora nos seus objetivos. Liste em uma outra folha de papel seus objetivos para a conquista desses novos clientes. Primeiro, liste os objetivos do seu salão para a sua comunidade, o que você quer do seu salão diante da comunidade, e, depois, os objetivos de conquista, como você quer se aproximar de pessoas que ainda não são suas clientes. 

Objetivos listados, vamos pensar no nosso público alvo? Escreva em outra folha de papel as características das pessoas que o seu salão pode atender. Saiba que o seu produto não é para todo mundo. No momento em que você estabelece um preço, mesmo que esse preço esteja dentro de um padrão de mercado, você está qualificando as pessoas que poderão adquirir os seus serviços, por isso, é muito importante conhecer as características do público potencial oferecido pelo mercado para você. 

Deve definir se os clientes serão apenas mulheres ou se homens e crianças também serão atendidos. Esclareça qual será a faixa- etária de idade. Entenda como se organizam as famílias na comunidades e se todos têm vários filhos ou não. Quais são os hábitos de beleza dessas pessoas? Qual o poder aquisitivo delas? E quem impulsiona a escolha pelo salão A ou B? Afinal, existem famílias que essa preferência se dá pela filha mais nova, e a mãe acompanha. 

Com base nessas informações, você poderá, agora, estabelecer como vai conversar com essas pessoas, além de definir quais canais você irá utilizar para se aproximar delas e como você vai conversar com elas, que é o que chamamos de planejamento de comunicação. 

Lembre-se de que você listou uma série de diferenciais que o seu salão tem e que os outros do bairro não têm. Eles serão importantes para a construção da conversa com a comunidade e facilitarão o processo de escolha das pessoas pela sua casa. 

Outros elementos são importantes na hora de construir seus argumentos de conquista. Elementos como: 

01 – a especialidade do salão; 

02 – o nome dos profissionais; 

03 – o processo de trabalho de que o salão se vale para atender de forma diferenciada os seus clientes; 

04 – além da ampla variedade de serviços, das novidades e de como isso está causando diferença para outras pessoas; 

05 – e, principalmente, como o seu salão está customizando seus produtos para oferecer qualidade e preço justo. 

Com isso listado e estudado, vamos nos valer das reflexões que esse momento proporcionou para estabelecermos alguns caminhos de comunicação. 

Uma boa dica para o sucesso é trabalhar por tema. Para cada tema, anúncios, textos e vídeos deverão ser criados. Para cada tema, será necessária a escolha de canais de comunicação para a condução da mensagem ao público de modo geral. 

Hoje, com o advento dos canais sociais, fica mais simples o início desse trabalho. A escolha de sites de relacionamento como o facebook irá levar a sua mensagem para a rede estabelecida. Um blog é um instrumento de suma importância para quem trabalha com beleza. É no blog do seu salão que você poderá trabalhar seus diferenciais, suas vantagens, postar (com autorização prévia é claro) fotos de clientes atendidas, colocar suas promoções e criar todo um espaço de construção do universo do seu salão de beleza. 

Caso você possa dedicar um valor para investir nos caminhos de comunicação para o seu salão, a contratação de uma produtora de vídeo, pode ser mesmo uma produtora de pequeno porte, mas que possa produzir filmes simples, com uma vinheta de abertura e encerramento, apresentando os processos de trabalho que o seu salão oferece, exibindo como você atende seus clientes e mostrando até testemunhos de clientes atendidos falando da satisfação do trabalho que recebeu é uma excelente ideia. 

Todos esses caminhos e canais de comunicação deverão estar interligados com o seu blog, com o seu site e, claro, com sua rede no facebook. 

Outra ação que eu julgo de muito valor para salões de beleza é a realização de parcerias estratégicas com distribuidores de produtos de cométicos. Com essas parcerias, o seu salão poderá promover esporadicamente eventos de demonstração de produtos, causando assim, toda uma movimentação de interesse pelo seu espaço, criando um ambiente de afeto e conquistando a escolha dos clientes e, principalmente, das mulheres que simplesmente adoram esse tipo de novidade. 

Sem falar que a realização de evento é um instrumento para a criação de conversas nas redes sociais muito eficaz. Sua eficiência vai desde a criação do momento especial, da divulgação da data de realização para o despertar do interesse do público ao conhecimento do salão, de suas qualidades, de seus diferenciais e, com isso, fazer o público dar preferência pelo espaço. 

Bem, agora, é a sua criatividade quem vai dizer. Saiba que, no marketing, não são apenas ideias que fazem a diferença. Marketing é 10% inspiração e 90% transpiração. Seja qual for o recurso financeiro de que você dispõe, a sua criatividade dará o ritmo do trabalho, e o seu esforço definirá o sucesso de suas ações. 

Boas ideias e bom trabalho para todos. 

Fábio Mesquita Torres 
Publicitário da Grão Novo.