Recent Tube

O Brasil leva uma PISA*

Lendo recentemente a revista Veja (11/12) cuja edição aborda a morte de Nelson Mandela como manchete. Após a leitura de alguns títulos, um me pareceu bem interessante: “O Brasil patina na PISA”. PISA (Programme for International Student Assessment - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes ) sendo um índice que avalia o nível de conhecimento de alunos na educação, se o PIB (Produto Interno Bruto) mostra como o país está economicamente, o PISA revela quanto como a nação anda em níveis de conhecimento.

Este índice é avaliado pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que avalia quanto um país avança em educação, investimentos, qualificações...

Entre os 65 países avaliados ficamos em 57º posição, nosso ministro da educação, Aloizio Mercadante, achou bom. Nossa! Ele até comemorou, não entendo o que.

O primeiro lugar ficou com... Sim, com os asiáticos: Xangai (China).

Enquanto os asiáticos são disciplinados e assíduos nas aulas, somos faltosos, segundo a OCDE. Mas, o segredo de um país que almeja perspectiva global não é apenas, distrair as outras  nações com futebol (como país do futebol) porque só devemos dar-nos  o luxo de brincar se fizermos o dever de casa.
O grande segredo da China é que lá os professores são valorizados e incentivados a progredir em suas carreiras, seguindo sempre o mérito.

O Brasil investe pouco e mal em educação. O problema é que, enquanto os políticos e jogadores de futebol forem exemplos de profissionais e as nomeações e nepotismo forem os pilares das instituições públicas, continuaremos com o chapéu de burro, a diferença é que o burro parece comemorar as pancadas em vez de aprender.
Francisco Cunha
Parnaíba – PI, 18 de dezembro de 2013.