Recent Tube

Inscrições no Sisu no primeiro dia superam 1 milhão de candidatos

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu, até a tarde de ontem, a inscrição de 1.058.715 candidatos, que disputam 171.401 vagas nas universidades. No sistema, que seleciona os calouros com base só no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante pode indicar até duas vagas de sua preferência. As inscrições começaram ontem e serão encerradas na próxima sexta-feira. O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira, 13. 

De acordo com balanço parcial do Ministério da Educação (MEC), Minas Gerais, com 150.405; Rio de Janeiro, 121.162; e São Paulo, 82.253; são os estados com maior número de inscritos.

A partir desta terça-feira, o MEC divulgará a nota de corte de cada um dos 4.723 cursos, o que permite ao estudante saber se ele está entre os candidatos potencialmente aprovados. Até o fim do prazo de inscrições, o candidato pode mudar suas opções quantas vezes desejar.

Ações afirmativas

Do total de vagas disponibilizadas nesta edição do Sisu, quase 44% são destinadas a ações afirmativas: seja por meio da lei de cotas ou por políticas definidas pela própria instituição. Ao todo, 171.401 vagas estão no sistema, criado em 2010 para unificar a oferta de vagas de instituições públicas. É considerada apenas a nota no Enem para ingresso no ensino superior. 

Desse universo, 64.082 são referentes à lei de cotas, que prevê a reserva de vagas a estudantes que cumpriram o ensino médio na rede pública de ensino. Neste ano, pelo menos 25% das vagas devem ser reservadas para esse público. Até 2016, serão 50%.

Outros 11.066 lugares são de ações afirmativas definidas pelas universidades e institutos que participam do Sisu: “A lei de cotas estabeleceu um patamar mínimo e um padrão nacional, mas isso não significa que as universidades não possam ter políticas próprias. Boa parte do sistema já se antecipou aos 50%”, declarou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A adesão ao Sisu vem aumentando anualmente. Na edição do início do ano passado, 101 instituições públicas do País participaram do sistema, ofertando 129,3 mil vagas. Na ocasião, 1,9 milhão de candidatos disputaram vagas no Sisu. Entre 2010, quando houve a primeira edição do Sisu, e este ano, o aumento foi de 258%. Nessa mais recente edição, a maior parte delas está no Nordeste, 67.864 vagas, e Sudeste, 48.081. A instituição com maior oferta de vagas é a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.555 vagas. Em segundo lugar, aparece a Universidade Federal do Ceará (UFC), com 6.378. (das agências)

Números

171,4 mil é o número de vagas ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior

6,3 mil é o número de vagas ofertadas pela Universidade Federal do Ceará (UFC)
Informações do http://www.opovo.com.br