O email marketing é uma das ferramentas mais certeiras do marketing digital. Com a evolução do sistema, as vendas em escala dos móbiles e a crescente aceitação do público à internet, usar a ferramenta do email marketing tornou-se indispensável para quem quer crescer em audiência pela web.
Mas, como em toda caminhada, conhecer o terreno se faz indispensável. Aqui seguem algumas dicas para você construir suas estratégias de email marketing com foco nos resultados, com o objetivo da ampliação de sua rede de relacionamento e para a geração de tráfego nos seus canais digitais.
O primeiro ponto que deverá ser analisado é a personalização do título, a análise da pertinência da construção da chamada de impacto e o cuidado de respeitar e preservar a intimidade do destinatário.
Exemplos como: “Olá (nome do destinatário) de forma clara, direta e explícita torna o email menos atraente.
Veja análise de alguns motivos:
001 – qual o real grau de envolvimento entre o remetente e o destinatário?
002 – como poderá ser observada tal mensagem no tocante a invasão de privacidade?
003 – você gosta de ser chamado pelo nome por alguém que talvez seja um desconhecido?
A análise dos pontos acima relacionados trata-se do cuidado de não se parecer “invasivo”. Fazer uma peça personalizada deve ser uma peça surpreendente e não uma peça inoportuna.
O Segundo ponto que sugiro como ponto de sucesso para a construção do email marketing é o cuidado extremo com a produção do conteúdo.
Ter um conteúdo bem planejado e elaborado é a melhor estratégia para que o esforço do trabalho de produção atinja a geografia digital mapeada, e tenha um excelente resultado de campanha.
A percepção que o receptor não perderá tempo na leitura da peça é uma questão incontestável.
Ser claro, objeto, sincero, honesto, sucinto e direto é a mistura ideal para que o email seja aberto, lido e a mensagem atendida.
Mas o importante é planejar bem o que vai ser feito. Já que, dependendo do caso, fazer uma peça com um conteúdo mais extenso pode ser de excelente bom tom. O que vai influenciar é a motivação gerada pela peça, o conteúdo cativante e o grau de importância que o receptor irá extrair da mensagem.
Alguns especialistas também avaliam a questão da hora em que a sua mensagem poderá ser disparada.
Faça uma análise de rush dos tráfegos de mensagens. Ter a hora certa de mandar seu email é praticamente ter a garantia que ele será lido e compreendido.
Estudiosos do marketing digital afirmam que as caixas de entrada de e-mails estão mais vazias entre às Oito da noite e Meia noite. Assim como os finais de semana. Por isso, fazer uma análise de início de envio nesses horários torna-se uma poderosa informação para o sucesso da sua campanha. Com o tempo o estrategista irá se adequando aos horários do seu público-alvo.
Um terceiro ponto que posso avaliar é a questão da geração do benefício. Gerar e apresentar benefícios reais para a informação junto a sua rede é um fator de sucesso.
O último ponto de análise é a questão da elaboração do conteúdo para um computador e a criação de conteúdo que deverá ser lido por um smart phone.
O formato da mensagem, o tamanho das sentenças, a objetividade do texto, o direcionamento do verbo e a arquitetura da produção das idéias são elementos que deverão ser contemplados na hora do planejamento da criação da mensagem criativa do e-mail marketing.
Essas são algumas dicas para quem se vale dessa ferramenta como instrumento de comunicação. Por isso, fica aqui o lembrete que o e-mail marketing é uma das ferramentas da web de forte penetração e abrangência desde o seu surgimento até os dias atuais.
Bom trabalho!
Escrito por Fábio Mesquita Torres