O cubano Ortélio Jaime Guerra abandonou o programa Mais Médicos, do Governo Federal. Ele deixou a cidade de Pariquera-Açu, no interior de São Paulo, no dia 26 de janeiro. Mas só nesta segunda-feira (10) a Secretaria Municipal de Saúde avisou oficialmente o Ministério da Saúde.
Na internet, o médico agradeceu o carinho dos brasileiros, em português e espanhol - e afirmou que está nos Estados Unidos, sem explicar os motivos da fuga.
Na semana passada, a médica Ramona Matos Rodriguez deixou o Mais Médicos afirmando ter sido enganada pelo governo cubano - porque não recebia o salário de R$ 10 mil pago a profissionais de outras nacionalidades.
Nesta segunda-feira (10) ela foi ouvida pelo Ministério Público do Trabalho. O procurador Sebastião Caixeta disse que vai pedir à União que o contrato do programa Mais Médicos seja refeito, com a inclusão de todos os direitos trabalhistas.
O Ministério da Saúde declarou que os médicos realizam um curso de especialização e que, por isso, não haveria vínculo trabalhista.
Informações do Jornal O Globo