Recent Tube

HBO agradece pesquisador cearense por batizar lesma com nome de personagem de Game of Thrones

Unir ciência e literatura era o sonho do mestrando da Universidade Federal do Ceará (UFC), de Felipe Vasconcelos. Em uma de suas pesquisas marítimas, o pesquisador chegou onde queria: encontrou uma lesma jamais catalogada e lhe deu o nome de Khaleesi, uma das protagonistas da série Game of Thrones.

Game of Thrones ou Guerra dos Tronos é uma série norte-americana baseada na série de livrosA Song of Ice and Fire (As Crônicas de Gelo e Fogo) que é escrita por George R. R. Martin. Na TV, a saga está prestes a chegar em sua 4ª temporada. Game of Thrones mostra as violentas lutas dinásticas entre as famílias nobres para ter o controle do Trono de Ferro de Westeros. Enquanto isso, nas regiões desconhecidas ao norte da Muralha e nos continentes ao leste, ameaças adicionais começam a surgir.

Khaleesi na verdade se chama Daenerys Targaryan. Ela recebeu esse nome após casar-se a Khal Drogo. Após ficar viúva, a bela jovem de cabelos loiros, platinados e olhos de violeta, segue em busca da conquista do trono.

Em 2011, o pesquisador realizou um trabalho de coleta para mapear as espécies que viviam na região da Praia do Pacheco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, e encontrou a lesma, que é branca com faixas prateadas, mede 12 mm e se alimenta de gorgônias (espécie de coral). A principal característica dela é o formato de seus “dentes”, já que possui apenas um. Ele batizou a espécie como Tritonia khaleesi.

Ao estudá-la, o mestrando percebeu que a espécie ainda não tinha sido catalogada. Foi daí que começou o processo de identificação e dissecação para elencar as características da lesma. Após esse processo, que durou um ano, Felipe iniciou o artigo científico, em parceria com o seu colega, Victor Azevedo. Terminado o artigo, a dupla enviou o artigo para o periódico “Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom” (JMBA). O periódico possui três revisores responsáveis por analisar e aprovar o artigo.

“Eu já era fã do livro, mas depois que saiu o seriado eu fiquei mais fã ainda. Ao encontrar a lesmas, percebi que as ‘costas’ dela possuem uma semelhança muito forte com a cor e o aspecto das tranças da Khaleesi.”, explica.

Devido o feito, o jovem de 25 anos, recebeu um kit de agradecimento enviado pelo canal de televisão por assinatura norte-americano HBO, composto de uma carta e uma boneca da personagem. “Foi uma sensação muito esquisita, porque a nomeação ganhou um reconhecimento de uma forma que eu não esperava.”, conta, surpreso.

Nomeação

Para nomear a espécie foi preciso relacionar as características do animal com o nome. O nome Tritonia refere-se ao gênero do invertebrado, cujas espécies sem concha, têm o aspecto de lesmas e possuem brânquias ramificadas. Já o khaleesi (espécie) foi dado em homenagem à personagem do seriado Game of Thrones.

Felipe acredita que o motivo da repercussão deve-se à referência da personagem, pois muitas outras espécies recebem nome e não têm essa mesma atenção. O próprio pesquisador já nomeou outra espécie encontrada na praia da Caponga, com o nome Marionia limceana, em homenagem ao Laboratório de Invertebrados Marinhos do Ceará, o Liimce, mas não teve tanto alcance.

“Fico feliz por espalhar o conhecimento científico à comunidade, pois como trata-se de um conhecimento específico, poucas pessoas são alcançadas com esse tipo de informação.”
Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br/