Recent Tube

Mais de 65 mil raios já foram registrados no Ceará em 2014

De janeiro até a última quarta-feira, 2, o Sistema de Monitoramento de raios da Companhia Energética do Ceará (Coelce) registrou65.180 mil descargas atmosféricas no Ceará. Desses, 6.053 ocorreram somente nesta semana, de domingo, 1°, até quarta.


O número é superior ao do mesmo período do ano passado, em que foram registrados 40 mil raios. Em 2013, foram 195.996 raios registrados em todo o Estado. Segundo a Coelce, abril foi o ano com maior número de raios, com 72.572 raios. No caso das regiões do Ceará, a Norte liderou as incidências de descarga elétrica, nos municípios de Granja, Santa Quitéria, Sobral, Viçosa do Ceará e Tamboril.

Em Fortaleza, foram 139 raios no ano passado. Neste ano, um dos raios que atingiu a Região Metropolitana caiu sobre um transformador da rede elétrica do Conjunto Hermes Pereira, na Barra do Ceará.

Descargas elétricas 
As descargas elétricas são formadas por nuvens verticalmente bem desenvolvidas, chamadas “Cumulu Nimbus”. Conforme explica o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Leandro Valente, essas nuvens estão associadas tanto a chuvas intensas como a rajadas de ventos e descargas atmosféricas elétricas.

É por isso que há uma maior incidência de raios no período chuvoso. Leandro destaca ainda que o Ceará está sujeito à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é formada justamente pelas nuvens que provocam chuvas de tempestade. 

De todos, fevereiro é o período com condições mais favoráveis a esse tipo de fenômeno de descargas elétricas, mas como no Estado o inverno vai até maio, mais descargas devem ser contabilizadas nos próximos meses.

Cuidados
Durante uma tempestade, é importante estar atento às seguintes recomendações, quando estiver fora de casa:

-Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
-Evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas e carroças;
- Evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Além desses, a Coelce recomenda que mesmo dentro das residências é importante:
- Evitar banhar-se durante a ocorrência de tempestades;
- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos, etc, sobretudo se a residência se encontra em campo aberto;
- Evitar ligar equipamentos elétricos;
- Desconectar das tomadas aparelhos eletrônicos;
- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Serviço
O Sistema de Monitoramento de Raios pode ser acessado através do endereço online www.zeus.iag.usp.br. No link, estão informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil.

Informações do O Povo Online

Postar um comentário

0 Comentários