Recent Tube

Registro | Projeto Pesca Solidária apresentou a APA Delta do Parnaíba para crianças de Chaval

No dia 19 de julho, o Projeto Pesca Solidária apresentou a 'sociobiodiversidade' da APA Delta do Parnaíba para crianças do município de Chaval, CE. A atividade foi desenvolvida por meio do uso do Painel Desvendando a APA Delta do Parnaíba, além de atividades lúdicas como jogos educativos, contações de histórias e a trilha Viajando na APA Delta do Parnaíba.

A criançada foi reunida na praça do Porto do Mosquito, onde todas as atividades aconteceram, no período de 16 h às 18 h. Para início foi realizada uma dança de integração, que objetivava a descontrair os presentes; nesse momento, os participantes já demonstraram bastante envolvimento, e assim o foi, por todo o decorrer da tarde.

A técnica do Projeto, Francinalda Rocha, fez a apresentação de uma boneca que não tinha nome, nem sabia onde ela se encontrava. Após serem incentivadas, as crianças mostraram, no painel, o local em que elas e a boneca estavam: no município de Chaval, no noroeste do estado do Ceará. As crianças também escolheram um nome para a boneca e atribuíram um pai e uma mãe à mesma. Encenaram ainda a ida dela, junto com os pais, a um cartório para fazer seu registro de nascimento. Segundo as mesmas, o registro de nascimento garante que a pessoa exista e que tem direitos.

Em seguida foi apresentado o painel “Desvendando a APA Delta do Parnaíba”, onde foi mostrado a abrangência dessa área de proteção ambiental e falado sobre a importância dela, o porquê da existência de leis para a preservação da biodiversidade, além da relação da sociedade com os recursos naturais existentes.

Logo após, o público foi dividido para um trabalho mais específico em dois espaços diferentes: o da leitura e o dos jogos. No espaço dos jogos, as crianças observaram o jogo dos sete erros, e depois descreveram como os erros vistos no desenho prejudicam o ambiente, como jogar lixo em local inadequado, capturar espécies ameaçadas de extinção e provocar queimadas. No espaço da leitura, as crianças puderam ter contato com livros infantis, como forma de incentivar o apreço pelos livros.

A atividade foi bastante positiva, as crianças demonstraram conhecimento sobre o local onde vivem, conseguindo se situar dentro da APA Delta do Parnaíba; interagiram ativamente, declarou Daniele Alves, técnica do Conexão Natureza e Cidadania.

Mais sobre o Projeto  na fan page do Pesca Solidária


Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários