Recent Tube

Dica do dia | Aplicativos ajudam a controlar as finanças

Gastar menos do que ganha, economizar uma parte do salário e organizar as finanças. Essas regrinhas para manter o orçamento equilibrado parecem fáceis na teoria, mas, na prática, a história pode ser bem diferente. De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a falta de hábitos de planejamento financeiro é o principal fator que está diretamente relacionado à inadimplência.

Para ajudar a organizar as finanças, contar com a ajuda de sites e aplicativos que funcionam como ferramentas de controle financeiro pode ser uma boa ideia. Disponíveis em versões gratuitas e pagas, essas plataformas permitem ao usuário organizar os gastos de maneira eficiente, observando as maiores despesas mensais, sem esquecer os pequenos deslizes.

Foi pensando em organizar o orçamento sem cometer erros que o estudante de publicidade, Domingos Sávio, decidiu utilizar o aplicativo Mobills Educação Financeira. "Eu já tinha um certo controle sobre meus gastos, mas era tudo meio manual e 'de cabeça', o que, no final do mês, você acaba esquecendo e se prejudicando. Quando vi o aplicativo e sua função adorei. Ia poder controlar meu orçamento de modo a não perder nada e saber com o que estou gastando", afirma.

De acordo com o economista Ênio Viana, essa é uma das principais vantagens dessas plataformas, já que, com o smartphone, o usuário pode ir cadastrando as despesas no momento exato da compra. "Para se organizar melhor, você tem que observar todos os gastos, principalmente esses 'ralos', como cafezinho, o estacionamento. Embora pareça uma coisa pequena, essas despesas são muito relevantes e se você consegue registrar tudo pelo app no momento da compra fica mais fácil para controlar os gastos", afirma o economista.

Apesar de importantes, os aplicativos e sites são apenas ferramentas de controle. O que deve estar em constante vigilância é o estilo de vida que o usuário pode adotar. "O aplicativo é o meio. O primeiro passo para manter as contas em ordem é se conscientizar e definir o que você pode gastar. É uma conta simples de matemática. Lógico que com a plataforma você tende a ter muito mais controle. Se você não for muito familiarizado com esses sistemas mobiles, escolher um app fácil de usar é uma maneira de começar", afirma.

Origem cearense

Criado em 2003 pelos cearenses David Mosiah e Carlos Terceiro, o aplicativo Mobills Educação Financeira, o mesmo usado por Domingos Sávio, foi pensado para quem busca organizar os gastos pessoais de maneira fácil. "Sentia a necessidade de ter um aplicativo prático de usar e que atendesse as minhas demandas, diferente dos que existia na época. Foi daí que decidi criar o Mobills. No começo era mais um hobby. Hoje em dia, temos uma equipe trabalhando exclusivamente nele", conta Carlos, criador do aplicativo. Atualmente, o app já tem mais de 700 mil downloads e passa constantemente por atualizações. O app possui versões gratuitas e pagas, disponíveis para PC, iOS e Android.

Outros aplicativos

Além do Mobills, existem outros aplicativos disponíveis no mercado. Um deles é o Guia Bolso, aplicativo que faz uma espécie de diagnóstico sobre a situação financeira. O app possui uma tecnologia de conexão com os bancos que puxa automaticamente todas as suas informações financeiras. Está disponível para iOS e PC, gratuitamente.

Lançado em 2009, o Organizze apresenta as contas que devem ser pagas futuramente, bem como as receitas que serão contabilizadas, além do saldo atual. O app dispõe de categorias e relatórios de dados para melhorar a organização. Disponível para iOS e Android.

O Money Wise é um aplicativo que ajuda no controle das finanças. Ele registra despesas e ganhos do dia a dia por categoria e os exibe em forma de relatório e gráficos, que ajudam a dar uma visão sobre o destino do dinheiro. Disponível para Android em versões pagas e gratuitas. Com funcionamento semelhante ao Money Wise, o Finance permite ao usuário registrar seus ganhos e as suas despesas, contas bancárias, de caixa ou cartão de crédito. Ele também pode registrar o saldo total os gastos que restam a pagar ou receber e usar notificações para lembrá-lo. O usuário ainda pode agilizar os pagamentos através de um leitor de código de barras. Disponível para Android e iOS.

Seguindo ainda o mesmo modelo, o Meu Dinheiro permite o controle de orçamento, o pagamento de contas, a utilização dos dados de contas bancárias e cartões de crédito, metas de economia, categorias e subcategorias, lembretes por email, importação de extratos bancários, exportação de dados, relatórios e gráficos. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

Mais opções

Outros bons exemplos de apps são o Money Care e o iDesp Money. Ambos desenvolvidos pelo StudioMoob, os apps apresentam um panorama econômico do usuário, registra as movimentações recorrentes, organiza as despesas e as receitas por categoria, faz transferência entre contas, permite exportação para o Excel, emite alerta de vencimentos, entre outras funções. Ambos estão disponíveis para iOS, ao preço de US$2,99 o Money Care e de US$ 1,99 iDesp Money.

Informações do Diário do Nordeste

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários