Recent Tube

Dois açudes sangram no Ceará e emocionam população

Dois açudes localizados na Região Metropolitana de Fortaleza começaram a sangrar nos últimos dois dias. As imagens emocionaram os moradores das áreas próximas. “[Eu tenho] muito prazer em ver o açude sangrar desse jeito. Se não me engano, faz quatro anos que ele não sangra. É muito bom ver isso”, disse o fiscal Franciné Ferreira, sobre o açude Gavião, localizado na cidade de Pacatuba.

Segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Pacatuba, na Região Metropolitana, foi a cidade que recebeu o maior volume de chuvas do mês de fevereiro, foram 325 milímetros. Fator que contribuiu para a cheia do açude Gavião, o qual não sangrava desde 2011.

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), que monitora os 149 açudes cearenses, afirmou que o Gavião esteve sempre com 90% da capacidade. Agora, com a cheia, é o único em “situação confortável” no estado. O Gavião é abastecido pelos açudes Riachão e Pacoti, e completa o abastecimento de água potável da Grande Fortaleza.

Um outro açude sangrou entre quinta-feira (26) e esta sexta (27), foi o Santo Antônio do Pitaguary, em uma reserva indígena de Maracanaú, também na Região Metropolitana. As imagens foram enviadas por um morador da área que não esconde a alegria ao ver a água transbordando.

De acordo com a Funceme, a média histórica de chuvas para Fortaleza no mês de fevereiro é de 127 mm, mas, até esta sexta-feira, choveu apenas 97 mm na capital cearense. A Região Metropolitana, no entanto, tem recebido um volume maior de chuvas.

Informações do G1
Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários