Recent Tube

Evite o risco em duas rodas - Saiba mais sobre a manutenção de Motos

No comparativo com automóveis, as motocicletas levam vantagem em congestionamentos das grandes cidades e cabem em qualquer lugar na hora de estacionar. Mas requerem os mesmos cuidados de um carro. 

O gerente da oficina da Crasa Motos, concessionária Yamaha, Marco Aurélio, explica que existem variáveis de manutenção. “As motos com baixa cilindrada requerem uma manutenção mais periódica, por causa do uso constante. As peças tendem a se desgastar mais rápido”, informa. Segundo ele, nas motos entre 125 cilindradas a 150 cilindradas, a manutenção ocorre a cada 13 mil quilômetros rodados. “Em motos acima de 150 cc a 250 cc, o ideal é a cada 5 mil quilômetros”, informa. Acima de 500 cilindradas, a ida à oficina acontece quando o marcador completa 10 mil quilômetros.

Um dos cuidados que o motociclista deve atentar é para a troca do fluido do motor. “Óleos possuem mais viscosidade que outros. Para que o condutor não fique desorientado, as informações estão contidas no manual do fabricante”, reforça.

Nas primeiras revisões surgem a necessidade de trocas ou regulagens do kit de tração. “Vemos o que está frouxo e o que precisa ser trocado ou lubrificado”, comenta.

Já o gerente da Sammotos, Augusto Célio, por exemplo, a primeira revisão ocorre nos primeiros mil quilômetros rodados. “Filtro de ar, velas e outros itens são trocados, em média, entre 4 mil e 8 mil quilômetros de uso da moto”.

Além dos cuidados referentes à manutenção periódica, alerta também para o cuidado diário com a motocicleta. “É uma checagem básica para qualquer cliente. Verificar as luzes, buzina, nível de óleo e a calibragem do pneu. Se não tiver o hábito, o desgaste da moto, sem a verificação, tende a ser acelerado”, resume.

Bateria e corrente

Outros itens não fogem à regra da manutenção. É o caso da bateria. A durabilidade, conforme o uso e aplicação da moto, é de dois anos. Recomendável a revisão das velas de ignição a cada 6 mil e 12 mil quilômetros. Negligenciado por alguns condutores de motos, a corrente deve estar sempre oleosa e tensa. A durabilidade do item chega a 30 mil quilômetros rodados Nas revisões anuais faz-se a vistoria para a possibilidade de troca.  

Informações do O POVO


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários