Recent Tube

Tasso pede investigação sobre fim de projeto no CE

O senador Tasso Jereissati (PSDB) solicitou que o Senado Federal investigue as razões da decisão do Governo Federal, por intermédio da Petrobras, de cancelar o projeto da Refinaria Premium II, no Ceará, e buscar responsáveis pelos eventuais prejuízos causados. Ele apresentou ontem requerimento na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado.

"É absolutamente inconcebível que após todos esses anos, depois de tantas promessas e investimentos, em finanças e em sonhos, a Petrobras lance por terra um projeto de tal envergadura sem se dignar a explicitar as razões e justificativas de sua decisão", disse Tasso.

Para o senador, a atitude da empresa revela "uma irresponsabilidade sem limites". Na avaliação do tucano, a suspensão do projeto demonstra desrespeito da Presidência da República e da direção da estatal à população do Ceará, disse ele.

Em seu requerimento, o senador lamentou ainda o que considera ter sido uma "exploração política desta promessa".

O senador destacou que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - ocupante do cargo de 2003 a 2010 - e a ex-ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, que foi eleita presidente em 2010 e reeleita em 2014 , estiveram no Ceará, para a assinatura de protocolos de intenção e assentar a "pedra fundamental" do empreendimento.

O texto do requerimento avaliou ainda que os cearenses podem ter sido "vítimas de uma ardilosa mentira e que na realidade a Petrobras nunca esteve realmente comprometida com aquele projeto".

Dados apresentados pela Petrobras apontam para um prejuízo em torno de R$ 2,7 bilhões à empresa por descontinuar a iniciativa. O governo do Ceará estimou ainda o investimento no projeto, sem calcular os incentivos fiscais, em torno de R$ 657 milhões. "Um empreendimento tão gigantesco exigiria um mínimo de cuidados do ponto de vista contratual, visando garantir a correta aplicação dos recursos, as precauções com o descumprimento de obrigações e compromissos, as formas de ressarcimento por perdas e danos, prejuízos ao erário", afirmou Tasso. 
 
Fonte: Diário do Nordeste


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários