Recent Tube

Dilma diz que redução da maioridade penal é um retrocesso

Diante do avanço da discussão sobre a redução da maioridade penal no Congresso Nacional, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff reforçou ontem o seu posicionamento contrário à proposta, que diminui de 18 para 16 anos a idade mínima para a responsabilização criminal. Numa longa mensagem escrita na primeira pessoa e publicada em suas páginas do Facebook e do Twitter, Dilma declarou que a proposta é um retrocesso e defende alterações na legislação a fim de punir adultos que aliciam jovens para o crime.

“Reduzir a maioridade penal não vai resolver o problema da delinquência juvenil. Isso não significa dizer que eu seja favorável à impunidade. Menores que tenham cometido algum tipo de delito precisam se submeter a medidas socioeducativas, que nos casos mais graves já impõem privação da liberdade. Para isso, o País tem uma legislação avançada: o Estatuto da Criança e do Adolescente, que sempre pode ser aperfeiçoado”.

Dilma afirmou na mensagem que já orientou o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, para conduzir uma ”ampla discussão” com representantes da sociedade civil com a meta de promover mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente, como uma “grande oportunidade para ouvirmos em audiências públicas as vozes do nosso País durante a realização deste debate”, completou.

Na semana passada, a página da presidente já havia divulgado um texto da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contrário à medida: “Os atos infracionais cometidos por eles (adolescentes) não chegam a 10% do total dos crimes praticados no Brasil há décadas”, declarava a mensagem. O posicionamento pessoal de Dilma foi discutido por ela com seus ministros mais próximos em reunião com seu conselho político na semana passada. A presidente voltou a se reunir com o grupo.

Ministros do PT são favoráveis ao posicionamento pessoal de Dilma para que o partido ganhe mais força para enfrentar a cúpula do PMDB no Congresso, que defende a aprovação do texto. (da Folhapress)

Informações do O Povo Online


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários