Recent Tube

Brasil sediará 1º Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

"A afirmação dos Jogos Mundiais Indígenas é a afirmação de um mundo diferente; um mundo que é capaz de, por meio do esporte, conquistar, também, a sustentabilidade e a inclusão social". Com essas palavras, a presidenta Dilma Rousseff lançou oficialmente a 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, na noite dessa terça-feira (23), no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. 


A competição será realizada de 23 de outubro a 1º de novembro, em Palmas (TO), e terá como tema: em 2015, somos todos indígenas. O evento pretende reunir cerca de 2,2 mil participantes de 24 etnias brasileiras e mais de 20 delegações internacionais, de países como Austrália, Canadá, China, Filipinas, Japão, Noruega e Rússia. O Brasil já conta com a experiência de outras 12 edições nacionais (de 1996 a 2013) desses jogos. 

"Vamos torcer juntos para que os primeiros Jogos Mundiais Indígenas permitam que a gente reafirme o nosso apreço pela diversidade e pela pluralidade; o nosso apreço pelo respeito à diferença, pela tolerância e, sobretudo, por uma convivência pacífica e fraterna entre todos os povos do mundo, entre todas as etnias", reforçou a presidenta em seu discurso. 

A cerimônia de lançamento dos Jogos contou a presença da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do MinC, Ivana Bentes, que representou o ministro da Cultura, Juca Ferreira, dos ministros da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, da Agricultura, Kátia Abreu, da Integração Nacional, Gilberto Occhi, do Esporte, George Hilton, da Justiça, José Eduardo Cardozo, do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e da Secretaria de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, além de representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Jorge Chedieck, dos governos do Distrito Federal e de Tocantins e da prefeitura de Palmas, além de indígenas dos cinco continentes.

De acordo com o líder indígena brasileiro e articulador internacional dos Jogos, Marcos Terena, os representantes dos países que compõem os Jogos estão em Brasília para participar de um Congresso Técnico, nos dias 24 e 25 de junho, no qual serão definidas as normas para realização dos jogos. Segundo Terena, entre as principais modalidades disputadas, estão arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, canoagem, corrida com tora, corrida de resistência, corrida de velocidade, futebol, lutas corporais e natação. E, em paralelo aos jogos, haverá uma programação cultural e demonstrações de jogos tracionais específicos de cada etnia.

O campeonato é uma iniciativa do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), em parceria com o Ministério do Esporte e com a prefeitura municipal de Palmas (TO).

Fonte: Camila Campanerut / Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários