Recent Tube

Estudos apontam que os tradicionais 'Filtros de Barro' são os mais eficientes.

Os tradicionais filtros São João, muito presentes nas casas de vó (e se tiver sorte, na sua também). A maioria deles fabricados em Jaboticabal (SP) e exportados para todo o mundo, demonstram em estudos serem muito mais eficientes que outros tipos de filtros, como o de carvão ativado, por exemplo.

Além disso, a água costuma sair da torneira fresquinha, pois a cerâmica diminui sua temperatura em cerca de 5 graus Celsius.

Tais filtros de barro, ou de cerâmica, são campeões na filtragem de resíduos da água, retirando até 99% dos parasitas causadores de doença. Também reduzem quase integralmente a contaminação por cloro, pesticidas, ferro, alumínio e chumbo.

- “OXE, E TINHA TUDO ISSO NA ÁGUA?”

Sim! A água da sua cidade pode até ter a fama de bem tratada (que não é o caso), mas é melhor garantir um bom filtro com vela para não arriscar. Isso porque o encanamento que leva a água da estação de tratamento até sua casa pode conter falhas que deixam poluentes do lençol freático entrar em contato com o que você bebe.

A infeliz decadência dos filtros de barro

Sinal de status nas primeiras décadas do século XX, os filtros de cerâmica foram perdendo espaço para a adoção de filtros de carvão ativado nos anos 80 e, quem diria, de águas minerais engarrafadas nos últimos anos.

Nem um nem outro se justifica. A pressão da água em filtros de carvão ativado compromete o processo de filtragem (o gotejamento lento dos filtros de barro garante um processo mais confiável) e águas engarrafadas não são garantias de qualidade, como os setores de marketing de grandes empresas querem nos fazer fazer crer.

Um possível retorno vintage ao utilitário doméstico de barro poderia vir a calhar agora, como tendência saudável. É irreverente, funciona e o povo gosta!



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários