Recent Tube

Artigo | A Hollywood de Wellington - Pádua Marques

Ainda bem que eu não desci dos meus gastos chinelos de final de semana pra ir na segunda-feira dia 19 até a praça da Graça assistir à cerimônia do desfile e hasteamento de bandeiras, dentro da programação do Dia do Piauí. Mas pelo que andei sabendo pelos noticiosos havia muita gente mesmo com aquele terror de sol, coisa de esquentar o quengo de qualquer um e também não ter picolé dentro de caixa de isopor que chegasse pra refrescar a serpentina da goela. 

Eu não sou besta pra me tacar daqui de casa no bairro Rodoviária, perto do Hospital Dirceu, tamanho feriado e ficar torrando os couros no sol esperando uma maldita van pra me levar até a praça da Graça. Ora, se já é difícil e demorado pegar um transporte no meio da semana, quem dirá em dia de feriado ou em final de semana! Porque até hoje uma das minhas maiores contrariedades é essa Parnaíba não ter transporte público que preste. 

Mas fiquei sabendo que Wellington Dias, governador do Piauí, chegou a declarar que vai ordenar á sua Secretaria de Cultura, sob a batuta de Fábio Novo, que mova céus e terras pra que seja realizado um filme sobre este movimento de adesão à independência do Brasil, ocorrido quase na porta da igreja da matriz em Parnaíba, na mais que distante província do Piauí em 1822. Este fato está registrado nos anais da história e num quadro belíssimo, mas jogado no fundo de uma sala no Casarão de Simplício Dias, na dita avenida Presidente Vargas.

Mas o governador Wellington Dias é realmente um grande político. Sabe ele cativar e conquistar plateias assim na maior e mesmo naquela situação mais saia justa ele sabe se sair direitinho. No meio daquela turma de correligionários, militantes do PT, amigos, prefeitos, secretários, políticos, assessores e bajuladores, o governador prometeu todo o empenho pra que seja realizado um filme sobre este ocorrido há 193 anos. Certamente que todos aqueles que estavam ao seu lado concordaram com acenos de cabeça e até alguns mais afoitos ensaiaram uma salva de palmas.

E lá na praça da Graça, este lugar tão sagrado da Parnaíba e tão profanado todo santo dia com as maiores mentiras e lorotas de tudo que é tipo de gente, o povo certamente deve ter ficado de boca aberta achando que é verdade. Uns mais empolgados sorrindo de orelha a orelha. Como é que pode uma coisa dessas! Tudo é encantamento porque o circo tem essa magia, esse poder de deixar a gente feito besta quando é criança. E criança ainda se engana com pirulito e Papai Noel. 

E me lembra, melhor dizendo, me ponho a pensar uma daquelas cenas do ilusionista no meio da praça cheia de meninos e ele ali executando com toda a classe, aquela oratória vibrante e elegância seu ofício. E as crianças, velhos desdentados, bêbados, notívagos, toda sorte de gente ordinária vão batendo palmas e, silenciosamente se perguntando, como ele esconde aquelas moedas todas entre os dedos e depois elas reaparecem atrás da orelha do menino? Como deve ser pra tirar uma pomba da cartola? E aquele lenço enorme que ele tira de dentro da caixa e depois vira uma flor? O que ele faz pra que aquela mulher seja cortada ao meio e depois apareça inteirinha da silva? Como ele consegue se desvencilhar de todos aqueles laços ou cadeados? E aquele monte de punhais enfiados naquela caixa? 

Como deve ser que aquele periquito consegue adivinhar a sorte das pessoas naqueles minúsculos bilhetes com aquele homem empurrando pra cima e pra baixo aquele realejo francês? Agora mais essa. Um filme sobre o movimento da adesão à independência do Brasil na província do Piauí. Esse negócio de filme custeado pelo Estado me ocorre lembrar outros casos já passados e que nunca ninguém chegou a ver no que deram. Realmente o cinema é um grande negócio e a grande ilusão do momento.

Antonio de Pádua Marques - Escritor e Jornalista


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários