Facebook Twitter Google RSS

Sete tons de xixi: aprenda a identificar problemas pela cor da urina



Parece até um pouco nojento, mas é importante observar a cor do xixi. Uma vez que a urina reúne substâncias que até pouco tempo atrás estavam trafegando pelo corpo, ela revela informações pra lá de úteis sobre sua saúde. Conheça agora o que sete diferentes tons podem dizer sobre o estado do organismo:

Ligeiramente amarelo

É a cor ideal: significa que você está bebendo uma boa quantidade de água, o que é fundamental para diluir e descartar toxinas e o excesso de minerais. "Elementos como sódio, potássio e ureia são todos eliminados pela urina", explica o urologista José Carlos Truzzi, do Fleury Medicina e Saúde.

Transparente

Talvez o consumo de H2O esteja mais elevado do que o seu organismo realmente necessita - daí os rins retiram o excedente da circulação sanguínea. Se o quadro persistir, vale procurar um médico. "É comum que no diabete descontrolado, por exemplo, o indivíduo vá muito ao banheiro e libere um líquido incolor", relata Truzzi.

Amarelo-escuro ou castanho

Aqui é a situação contrária: a carência nos goles d'água faz o xixi ficar concentrado de ureia e companhia. "Em longo prazo, isso aumenta o risco de desidratação e cálculo renal", avisa Maria Alice Barcelos, nefrologista do Hospital 9 de Julho, em São Paulo. Para evitar complicações, basta caprichar na hidratação.

Laranja

"Remédios e suplementos vitamínicos podem deixar a urina nessa cor", conta o médico Cristiano Gomes, da Sociedade Brasileira de Urologia. Pigmentos de legumes como a cenoura e a abóbora têm efeito parecido, o que não causa problemas. Um laranja forte levanta suspeita de doenças no fígado.

Vermelho

Você comeu beterraba? Componentes dessa raiz tingem o xixi e as fezes. Mas aí não há nenhuma repercussão ruim no corpo. Em todo caso, é bom prestar atenção: a troca de cor também acontece pela presença de sangue. "Aí é preciso investigar, porque alguma estrutura do sistema urinário, como os rins ou a bexiga, pode estar doente", alerta Maria Alice.

Verde ou azul

A culpa recai sobre o corante azul de metileno, utilizado na fabricação de algumas medicações. Ele é excretado na urina, que, ao misturar as cores, ganha tons esverdeados ou azulados. Na bula dos medicamentos, você encontra informações sobre essas eventuais consequências. Aspargos e a cerveja verde, típica da Irlanda, provocam efeito semelhante.

Espumoso

É natural que, ao cair no vaso sanitário, a urina crie um pouco de espuma. Mas, se surgirem muitas bolhas, fique esperto: você provavelmente está eliminando proteína pelo xixi. "Isso não é normal e pede consulta com um médico", diz o nefrologista Nestor Schor, da Universidade Federal de São Paulo. Às vezes, o motivo é o excesso de proteína na dieta.

E o exame de urina?

O teste é simples e dá vários detalhes em relação à saúde. Ele acusa a concentração de várias substâncias e detecta elementos como sangue, glicose e células de defesa, o que auxilia no diagnóstico de quadros como diabete e infecções.

Informações do http://mdemulher.abril.com.br/



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Deixe seu comentário, nós agradecemos:

0 comentários :

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Salmo 23

Estamos no YouTube!

Educação

MAIS DESTA CATEGORIA

Tecnologia

MAIS DESTA CATEGORIA

Entretenimento

MAIS DESTA CATEGORIA

Emprego

MAIS DESTA CATEGORIA

Arquivo do blog

Se inscreva e receba conteúdo exclusivo

Sobre o blog

O Chavalzada foi criado em Novembro de 2010 e desde estão faz parte da vida do Chavalense, trazendo muita informação, entretenimento e cultura.
O Chavalzada é atualizado por Welligton Magalhães e Marcelo Silva.
O blog também conta com vários colunistas e colaboradores. Quer saber mais? Visite nossa fan page www.facebook.com/Chavalzada