Recent Tube

33.426 raios já foram registrados em todo o Ceará esse ano


Em todo o estado do Ceará, desde o início de 2016, já foram registrados 33.426 raios, de acordo com o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce. Entre a meia noite e o meio dia de 17 de março, foram 230 raios, a maioria deles resgistrados no município de Granja, com 69.

Ainda segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce), a segunda cidade com maior incidência de raios no dia 17 foi Camocim, com 41, seguida por Aiuaba, com 26. Desde janeiro, Granja continua sendo a cidade com maior registro desse tipo de fenômeno: ao todo já foram 2142 raios do município. Logo depois, nesse ranking, vem Viçosa do Ceará, com 1199, e Sobral, com 1177.

As descargas atmosféricas são monitoradas pelo Centro de Controle do Sistema (CCS) da Coelce. Esse sistema, de acordo com a companhia, foi desenvolvido para identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento.

Cuidados

Alguns cuidados podem ser tomados dentro de casa em relação à incidência de raios como, por exemplo, evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada; evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica; evitar consertos de instalações elétricas e, se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Enquanto isso, é recomendável, fora de casa, manter distância objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Informações do Diário do Nordeste


Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários