Recent Tube

Livro de Sexta | 15 escritores brasileiros com presença certa no Enem

Quem já participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sabe que não existe uma lista obrigatória de livros para serem lidos, porém isto não significa que a Literatura não seja cobrada na prova ou que tenha pouca importância, muito pelo contrário. Existe uma forte presença de escritores brasileiros que, inclusive, sempre aparecem no vestibular também.

Nada melhor do que boas leituras para se tornar cada vez mais capaz não só de compreender o texto mas de contextualizá-lo. Sabe-se que as ideias presentes em um livro são reflexo de um contexto histórico, político e social vivido pelo seu autor, assim como as características estéticas da escrita. Por isso, quanto mais a pessoa estiver habituada com as diferentes obras literárias mais bem preparado para a interpretação do exame estará.

Dentre os autores que mais aparecem no Enem estão Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis e Oswaldo de Andrade. Além desses, outros nomes muito comuns como o de Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Cruz e Sousa, Cecília Meireles, Augusto dos Anjos e Luiz Fernando Veríssimo, também são figuras repetidas.

O exame, diferente dos demais vestibulares, possui um estilo mais moderno e acaba colocando letras de músicas conhecidas e tiras de histórias em quadrinhos, por isso é importante se manter antenado aos artistas que estão em evidência na atualidade também. O intuito deles é testar a capacidade do candidato de ler e interpretar o mundo ao seu redor.

Mais do que nomes de autores e de livros, é preciso saber o movimento a quais pertenceram e compreender quais as características do período com que eles se relacionam. Por isso, aproveite a lista dos escritores brasileiros mais frequentes para se aprofundar no contexto:

Carlos Drummond de Andrade

O poeta nasceu no estado de Minas Gerais no ano de 1902, pertencente ao movimento modernista, seus textos eram livres, sem métricas e bem objetivos.
Sugestão: Todas as poesias

Machado de Assis

Nascido em 1839, o escritor carioca é considerado o maior nome da literatura nacional, escrevia em diferentes gêneros. Suas obras pegaram a transição do romantismo para o realismo.
Sugestão: Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Oswald de Andrade

Nasceu na cidade de São Paulo em 1890. O escritor, dramaturgo e ensaísta, não só pertenceu ao modernismo como ajudou a promover a Semana da Arte Moderna no ano de 1922.
Sugestão: Manifesto da Poesia Pau-Brasil.

Manuel Bandeira

Poeta pernambucano, que nasceu em 1886, crítico da literatura e da arte também era considerado um modernista, ele participou da abertura da Semana da Arte Moderna.
Sugestão: Estrela da Vida Inteira.

Guimarães Rosa

Nascido em Minas Gerais, em 1908, foi um dos grandes escritores do modernismo e escrevia com diferentes estilos linguísticos.
Sugestão: Grande Sertão: Veredas.

Graciliano Ramos

Modernista nascido em 1892 no estado de Alagoas. Escrevia contos, romances, crônicas; foi preso durantes a ditadura, período no qual escreveu Memórias do Cárcere.
Sugestão: Vidas Secas.

Cecília Meireles

A carioca, nasceu em 1901, e foi uma grande poetisa do século XX. Pertencente a segunda fase do movimento modernista seu estilo literário era tradicional.
Sugestão: Romanceiro da Inconfidência.

Cruz e Sousa

Nasceu em Florianópolis em 1861 e foi um dos precursores do simbolismo no Brasil com seus poemas.
Sugestão: Últimos sonetos.

Augusto dos Anjos

O poeta paraibano nasceu no ano de 1884, seu estilo literário ficou dividido entre parnasiano, simbolismo e, outros até como pré-modernismo.
Sugestão: Eu

Luis Fernando Veríssimo

Nascido em Porto Alegre em 1936, filho do escritor Érico Veríssimo, ficou conhecido por seus contos, romances, crônicas, roteiros e quadrinhos.
Sugestão: Ed Mort e Outras Histórias.

Aluísio Azevedo

Nascido no Maranhão em 1857, com seus romances, contos e crônicas ele pertenceu ao movimento Naturalista.
Sugestão: O Cortiço.

Jorge Amado

Nasceu no estado da Bahia no ano de 1912, foi um dos grandes escritores brasileiro com livros mais vendidos e traduzidos. Com suas crônicas, romances, contos e fábulas ele pertenceu a segunda fase do modernismo.
Sugestão: Capitães da Areia ou Terras do Sem Fim.

Euclides da Cunha

Foi um filósofo, poeta, romancista, ensaísta, entre tantos outros atributos, do período Pré-moderno. Ele nasceu no estado do Rio de Janeiro no ano de 1866.
Sugestão: Os Sertões.

Mário de Andrade

O escritor, poeta, músico, ensaísta, crítico e folclorista foi peça central do movimento de vanguarda. Pertencente ao modernismo, o paulistano nasceu em 1893.
Sugestão: Macunaíma.

Nelson Rodrigues

Foi um grande dramaturgo que revolucionou o teatro por escolher temas polêmicos como adultério, prostituição, suicídio, preconceito, muito reproduzido ainda hoje. Nascido em Pernambuco no ano de 1912, pertenceu ao modernismo.
Sugestão: Anjo Negro ou Boca de Ouro.



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Assista nossos vídeos www.youtube.com/tvchavalzada
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada





Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! 

Postar um comentário

0 Comentários