Recent Tube

Estudantes de Bitupitá lançam Livro de Crônicas | "Crônicas de Bitupitá"


Estudantes do Ensino Médio da Escola Jaime Laurindo da Silva, extensão Bitupitá, lançaram  o livro "Crônicas de Bitupitá" na 'III Mostra de Iniciação Científica e Literária' no último dia 25 de outubro. O livro partiu de crônicas elaboradas nas oficinas das Olimpíadas de Língua Portuguesa, 'Escrevendo o Futuro', com a temática 'Lugar Onde Vivo', então os textos ou melhor crônicas, com o objetivo de valorizar o local onde vivem, a obra teve apoio do grupo gestor da escola, os alunos na sua maioria escreveram sobre os acontecimentos de Bitupitá, como exemplo o encalhamento da Baleia, Santa Adelaide, O naufrágio do navio Ruy Wanderley e a crônica vencedora 'O Moço do Picolé da aluna Maria Dinaiane Viana Basto (Escolhida a melhor crônica do município de Barroquinha no ano de 2016) que conta a história de Reinaldo que vende picolé em Bitupitá, segue o trecho final da crônica: 

...E assim, ele segue de casa em casa, tentando ganhar alguns trocados com um carisma de dar inveja, e na ponta da língua uma frase que é seu bordão registrado: “Mais é a vida, né, fazer o que?” Aqui essa frase é popularmente conhecida e não existe uma só pessoa que não a ligue à ilustre figura folclórica de Reinaldo, que mesmo em meio a sua simplicidade, sem precisar ser rico é feliz, sem ter hora nem lugar certo, anda sempre por aí esbanjando um enorme sorriso no rosto e naquela caixinha, que parece ser mágica, traz o alívio em dias de calor.

finalizando...

O lugar onde moro é meu paraíso é meu mundo, cercado de belezas naturais e um mar que é cheio de segredos e mistérios, não troco ele por nenhum outro. Ah! Meu Bitupitá, nosso amor por ti, hoje não se resume em versos e sim em crônicas!


Turma 1º Ano I – Extensão Bitupitá
Organização da obra e da Professora Karinny da Silva Rodrigues (colaboração na postagem)
Capa é de Adailson Ramos Gouveia.




Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Assista nossos vídeos www.youtube.com/tvchavalzada
Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada
Curta a página do Chavalzada no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga o nosso perfil no Twitter www.twitter.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

2 Comentários

Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos! As opiniões contidas nos comentários são de responsabilidade dos autores dos mesmos.