Recent Tube

Você sabe o que está comendo?

É importante sempre verificar os rótulos dos alimentos que você está ingerindo diariamente. Quais os nutrientes? Quanto de carboidrato? quanto de gordura? E de proteína? 

Você sabe o que são nutrientes?

Os nutrientes são divididos em macro e micro, os macro são os carboidratos, lipídios (gorduras) e proteínas e os micronutrientes são as vitaminas e os minerais.

Os macronutrientes são ingeridos diariamente na alimentação, são os carboidratos ou glicídios, açúcares que tem função energética, ou seja, fornece energia para o seu corpo manter todas as funções dele, como respirar, andar, pensar, etc. e tem função reservatória de energia (glicogênio) para os músculos e todo organismo. Os carboidratos são encontrados em frutas, massas, pães, biscoitos, arroz, macarrão, etc. As gorduras ou lipídios tem função transportadora de vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura), dar sabor aos alimentos, proteção dos órgãos e isolante térmica. Existem as gorduras saturadas, insaturadas, poliinsaturadas, monoinsaturadas e a famosa gordura trans. Geralmente consideradas gorduras boas e ruins, a gordura saturada (manteiga, banha, bacon, queijos, carne etc.) é responsável por elevar a taxa de colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea e está associada diversas doenças como aterosclerose, obesidade e colesterol alto, as gorduras insaturadas (azeite de oliva, óleo de girassol castanhas, semente de linhaça, abacate, atum, entre outros) reduzem os níveis de triglicerídeos e o colesterol sanguíneo, elevando o HDL (colesterol bom) e diminuindo o nível do LDL (colesterol ruim).
As gorduras monoinsaturadas ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim circulante no sangue, as gorduras poliinsaturadas como o ômega-3 (encontrado em peixes e na linhaça) e o ômega-6 (óleo de girassol e sementes oleaginosas) são indispensáveis para o melhor funcionamento do sistema imunológico. A gordura trans (sorvete, biscoitos, salgadinhos de pacote, bolos, batata frita, margarinas, etc.) é responsável por melhorar o sabor dos alimentos, a estabilidade, aumentar a conservação e tornar os alimentos mais crocantes e saborosos, a gordura trans eleva o colesterol ruim (LDL) e diminui os níveis de colesterol bom (HDL), podendo contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como o infarto. As fontes de lipídios são: óleos e gorduras em geral, pele de animais, alimentos industrializados e preparações fritas.

Micronutrientes tem função reguladora no corpo humano. As vitaminas são divididas em dois grupos, as vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura) que são as vitaminas A, D, E e K, e o outro grupo, que é o das hidrossolúveis (solúveis em água) como a vitaminas C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 8 e 9), e outros micronutrientes são os minerais (cálcio, ferro, zinco, magnésio, etc.) que estão presentes nas frutas, verduras, legumes e leite. 

É interessante evitar o consumo em excesso de carboidratos, assim como de proteínas e o de gorduras, principalmente de gorduras saturadas e trans, evitar alimentos muito industrializados, consumir alimentos minimamente processados, consumir frutas, verduras e legumes todos os dias, beber pelo menos 2 litros de água por dia e praticar pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente.


Escrito por Cristine Veras, acadêmica de Nutrição pela Faculdade Maurício de Nassau.








Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários