Recent Tube

Chavalzada entrevista o escritor Zilmar Junior

Zilmar Júnior é parnaibano. Já teve textos publicados na Plataforma Escrever sem Fronteiras – SESC e em dois jornais impressos da cidade de Parnaíba: Correio Literário e O Piagüí. 


É escritor em variadas vertentes literárias como fábulas, contos e artigos científicos, tendo um contato mais próximo com poemas e cordéis, no qual pode no ano de 2016 lançar seu primeiro trabalho, intitulado de Recado de um Cordel e em 2017: Lembranças de um futuro, Lado A e Lado B. Neste mesmo ano, também participou de uma coletânea poética, intitulada de Versania. Atualmente está trabalhando em seu livro de contos: Grãos de Areia.

Confira a entrevista:

Chavalzada - Primeiramente, me fale um pouco sobre você. Quem é Zilmar Junior?

Este é um ótimo exercício de autoconhecimento, dentro dessas questões que nos colocamos diante do espelho e refletimos acerca de nós mesmos. Mas se eu me visse por fora, acreditaria que Zilmar Junior é uma pessoa esforçada, que gosta de fazer e manter amizades e que acredita muito num futuro e presente. O humor e fé, também, sem dúvidas, é algo fundamental em sua vida.

CH - Me fale sobre sua formação?

Zilmar - Tenho graduação em Licenciatura Plena em Letras Português e duas Pós-graduações, uma em Educação Especial e a outra em Libras.

CH – Quando e como você começou a escrever?

Zilmar - Desde pequeno, na verdade, já escrevia algumas coisas autorais: pequenos contos, poemas e algumas frases de efeito, como uma que, quando criança, era apegado a ela: “Não estou nem aí se não entendi a piada, eu quero é sorri”. Na época, eu não tinha determinada maturidade que tenho hoje, mas a vendo, posso ratificar que ainda posso mantê-la muito bem viva.

CH - Você sente mais emoção ao escrever qual gênero (poesia, conto, romance etc.)?

Zilmar - Escrever à luz de algum gênero literário, para mim, é como uma relação sexual. A depender do dia, do momento, de suas inquietações e ansiedades, que a emoção se fará presente neste ou naquele gênero. Eu, particularmente, tenho alguns orgasmos a mais com a poesia, o que não anula ou desqualifica, minha relações com outros gêneros como conto, fábula, cordel dentre outros.

CH - Quais são suas principais influências na literatura?

Zilmar - No Ensino Fundamental, tive a grande sorte de me deparar com uma música de Chico Buarque, que me chamou muita atenção pela maneira de como ele a construiu, era Cálice, fiquei fascinado com a capacidade e possibilidades que a Literatura pode realizar. Depois conheci alguns outros autores que também me conquistaram: Clarice Lispector, Machado de Assis, Florbela Espanca, Carlos Drummond, Millor Fernandes, e atualmente o Bráulio Bessa, esse homem é personificação da Literatura de Cordel. Têm alguns outros, claro, entretanto acerca de influências mais assíduas, menciono esses citados.

CH – Se dedica exclusivamente à literatura ou tem outra profissão.

Zilmar - Essa pergunta é um tema que vira-e-mexe ronda algumas mesas e bate-papos sobre Literatura. Viver ou não, propriamente dela. Infelizmente, sabemos que no Brasil é um tanto difícil viver tão somente de literatura, mas, para mim, ainda não descarto essa possibilidade. Existem alguns escritores que vivem dedicados mais exclusivamente à Literatura, mas em meu caso, atualmente, além de escrever, sou professor de Língua Portuguesa e corretor de textos acadêmicos. 

CH - Você escreve para vender ou para satisfazer seus desejos de autor?

Zilmar - Quando conheci Ithalo Furtado, um escritor parnaibano, estava começando a escrever, ainda não tinha nada publicado e nem era visto dentro do cenário literário de minha cidade, Parnaíba, contudo, por meio dele, e de Camila Maia, uma outra amiga, pude despertar para a escrita e saber o quão é maravilhoso escrever. Desde então escrevo para várias coisas, para satisfazer meus desejos enquanto escritor, para desabafar, conversar comigo mesmo e com meus leitores, viajar, ser e não ser, e também, na última das possibilidades para vender, esta, mais restritamente aos cordéis, que mais ativamente publico.

CH - Como você organiza seu processo criativo: decide o que vai ser escrito e por onde começar e quais serão as fases?

Zilmar - Costumo dizer que meu processo criativo se governa. Às vezes, maioria delas, não decido o que escrevo, surge as inquietações, as necessidades, afinidade por algum tema, e me torno apenas um veículo de escrita do meu próprio processo de criação. Claro que não é uma coisa desorganizada, temos nossa sanidade mental que nos faz instruir o que vamos fazer e como fazer, mas para efeitos literários, não há uma espécie de metodologia a seguir, há sim, a depender do que se escreva, planos e metas, contudo colocá-lo como único e imodificável, acredito não ser o melhor caminho. 


CH – Quais trabalhos literários já realizou? ... Fale um pouco sobre esses trabalhos...

Zilmar - Felizmente, agradeço a Deus por isso, já tive oportunidades de fazer vários trabalho na área literárias, desde escrever, como também ministrar oficinas, apresentar pesquisas, palestras e recentemente, participei de uma coletânea poética, intitulada de Versania, na qual tenho o prazer de mencionar o organizador dessa obra: Claucio Ciarlini. Uma excelente pessoas e também um ótimo escritor.

CH - Quais suas metas? Algum projeto literário em andamento?

Zilmar - Sobre metas tenho muitas, algumas um tanto utópicas, todavia não impossíveis, mas em plano mais real, minha meta mais próxima, é publicar, neste ano de 2018, meu primeiro livro de contos, Grãos de Areias. Um livro que reúne contos propagados na praia e com a voz e vida de vários personagens, ora mais ora menos maduros. Acredito que os leitores terão em mãos uma boa obra para degustarem. 

CH- O que uma crítica literária significa para o seu trabalho?

Zilmar - Acho as críticas extremamente importantes para quem é escritor, com um porém, as construtivas. O meio literário é um terreno maravilhoso, contudo, devemos ter cuidado com quem e para quem devemos direcionar nossas atenções. Nem toda crítica é relevante logo nem todas devem ser consideradas, no entanto, devemos ter discernimento para filtrar aquilo que realmente possa ser contribuinte para nossos trabalhos.

CH - Sua literatura aborda temas nacionais, culturais, raciais, e grita pela desigualdade, ou apenas segue passivo sem se intrometer nestes assuntos?

Zilmar - A Literatura é um excelente campo, pois nela podemos falar do que quisermos, como quisermos, e da forma em que mais achamos conveniente. Dentro de alguns temas, considerados polêmicos ou não, o escritor pode permear por eles, mesmo que sem intenção. A Literatura tem voz, e cabe a cada autor, saber usa-la, para esta ou aquela finalidade. 

CH - Brasileiros leem em média 4 livros por ano. O que um escritor pensa sobre isso?

Zilmar - Como todos números, devemos ter cuidado com eles. Existem pessoas que leem 1 livro por ano, outras que leem 7, por exemplo. O Brasil, historicamente sofre com uma educação altamente precária, até então, não menos de 100 anos, no Piauí, o índice de analfabetos era altíssimo, e querendo ou não, esses respingos históricos recaem sobre o povo. Em tese, é um número muito baixo, contudo, acredito, que mesmo em passos lentos, essa realidade está sendo modificada. Alguns jovens leitores estão surgindo, seja de literatura ou não, e há também muitas pessoas que não sabiam ler, tendo um contato mais próximo com livros. O que falta, em minha opinião, é investimento na formação de um público leitor e de mecanismos que favoreçam a promoção do livro até esse público, deste modo, penso que poderíamos mudar um pouco essa média.

CH – Como você avalia o mercado editorial brasileiro atualmente?

Zilmar - Vejo como um mercado que está em pleno desenvolvimento. Com o surgimento de mais escritores e com um público leitor que, mesmo em passos lentos, cresceu, o mercado editorial vem ganhando espaço e lucro com todo esse processo. Contudo (ou sem tudo) o papel ainda é caro! 

CH – Como você analisa a literatura parnaibana (historicidade e atualidade)

Zilmar - Quando fala-se de literatura parnaibana, hoje, fico um tanto mais feliz. Vários autores, atualmente, estão publicando livros, escrevendo, saindo para fora da cidade, sendo vistos no cenário estadual e nacional. O contexto literário parnaibano, a meu ver, se modificou para melhor, antes tínhamos poucos nomes que poderiam representar nossa literatura, hoje, temos bem mais. O esforço e vontade de escrever de cada escritor, faz com que essa nova realidade esteja sendo construída, porém ainda falta muito para chegarmos a uma visibilidade que realmente deveria existir. Poucos são os incentivos e muitas as dificuldades.









Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários