Recent Tube

Qual é a origem e o significado da Quarta-Feira de Cinzas?

Você sabe por que chamamos o dia que vem depois do feriado de Carnaval de Quarta-Feira de Cinzas?

Uma dica: tem a ver com grandes festas romanas e com a religião católica. Ainda não entendeu?

Para você conhecer melhor essa história e as origens do próprio Carnaval, selecionamos algumas reportagens.

Confira os trechos abaixo.


O QUE É A QUARTA-FEIRA DE CINZAS?

Vamos explicar. Antigamente o Carnaval era considerado uma festa pagã, porque esta festividade vinha dos tempos romanos, quando os Césares dominavam o mundo.

Eles eram muito exagerados em suas festas. Bebiam muito. E comiam até ficar doentes. Quando o imperador Constantino se converteu ao cristianismo, não pôde mudar todos os costumes do seu povo.

O Carnaval era um deles. Só que refreou um pouco os exageros. Então, a Quarta-feira de Cinzas, depois do Carnaval, significava que todos os foliões deveriam penitenciar-se na igreja.

Os padres faziam um sinal da cruz com cinzas, a fim de lembrar aos homens o que Deus disse a Adão, quando ele desobedeceu as suas ordens no paraíso: 'Tu és pó e ao pó voltarás'."

MAIS SOBRE A QUARTA-FEIRA DE CINZAS...

A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data celebrada por alguns elementos da comunidade cristã.



A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.

Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.


Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

Quarta-feira de cinzas não é feriado
De acordo com a lei federal, a Quarta-feira de Cinzas não é um feriado oficial. No entanto, muitos estabelecimentos comerciais não funcionam, mesmo tendo autorização para funcionar. Algumas repartições públicas e agências bancárias só funcionam a partir das 12 horas.

Com informações da Folha (link) e site Significados (link)



Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários