Recent Tube

Motociclistas terão que fazer dois exames práticos para adquirir CNH

A partir da primeira semana de junho, os interessados em obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A para pilotar motocicletas terão que fazer também aulas e uma prova prática em via pública. É o que determina a Resolução 726/18 do Contran. Ou seja, serão exigidas duas provas práticas.  
O processo para obter CNH na categoria A passará então a incluir: Avaliação Psicológica (o popular psicotécnico), Exame de Aptidão Física e Mental (o exame médico), Cursos Teóricos: Básico (25 horas/aula) e Específico (20 horas/aula), Exame Teórico, Curso de Prática de Direção Veicular em Circuito Fechado (10 horas/aula), Exame de Direção Veicular em Circuito Fechado, Curso de Prática de Direção Veicular em Via Pública (10 horas/aula) e Exame de Direção Veicular em Via Pública.
Para obter a ACC será: Avaliação Psicológica, Exame de Aptidão Física e Mental, Cursos Teóricos: Básico (20 horas/aula), Exame Teórico, e Exame de Direção Veicular em Via Pública e Curso de Prática de Direção Veicular em circuito fechado (4 horas/aula) e em Via Pública (6 horas/aula).
As aulas em circuito fechado devem ter duração mínima de 04 horas/aula para ACC ou 10 horas/aula para CNH A. Já em via pública deverá ser de 06 horas/aula e 10 horas/aula, respectivamente.




E como será a prova em via pública?
O instrutor deverá preencher o Formulário de Controle e Acompanhamento das Aulas, registrando o progresso e/ou dificuldade do candidato, com feedback ao final de cada aula para destacar os pontos de melhoria. 
Enquanto o objetivo das aulas em circuito fechado é acostumar o candidato aos componentes da moto e sua postura, em via pública, a meta é treinar gestos e sinais sonoros, distâncias de segurança, parada e estacionamento, preferência em cruzamentos, retorno, rotatórias, ultrapassagem, uso dos faróis, sinalização etc. 
O curso em via pública só poderá ser iniciado após o candidato ser aprovado no exame de direção em circuito fechado. As aulas poderão ser realizadas em vias urbanas e rurais, sendo que uma dela deverá ser em período noturno. Durante essas aulas, o instrutor deve estar em outro veículo e utilizando equipamento de comunicação que permita orientar o candidato durante a aula. 

Carteirinha para fazer aulas práticas
Além disso, para fazer as aulas práticas, tanto para a categoria A quanto para a B, o aluno precisará portar a Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV). Esse documento será emitido em nome do candidato após a sua aprovação no exame teórico e terá validade.
O documento conterá nome completo, número do documento de identidade, CPF, número do formulário Renach do candidato, a categoria pretendida, o nome do Centro de Formação de Condutores (CFC) responsável pela formação, o prazo de validade, restrições médicas (quando houver) e o resultado do exame de aptidão fisica e mental. 

Aulas teóricas também mudam
Outra alteração que se aplica às categorias A e B e a divisão do curso teórico em aulas básicas e específicas. Serão 20 horas/aula para ACC e 25 horas/aula para a categoria A no curso básico e mais 20 horas/aula para o curso específico para a CNH A. Para a categoria B serão 25 horas/aula no Curso Teórico Básico e mais 20 horas/aula no Curso Teórico Específico.
No curso específico de motos serão abordados temas como tipos de motocicletas, funções do painel, ajustes dos retrovisores, motor e suspensão, equipamentos de segurança obrigatórios, postura, tempo de reação, curvas, frenagem etc. 


Informações do ICarros

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários