Recent Tube

Antônio, João e Pedro: fé e tradição que se entrelaçam nos festejos juninos


Para muitos se trata do melhor período do ano. Envolto em música, dança e farta gastronomia, junho traz com ele o reforço e a valorização da cultura nordestina, embalando ritmos e tradições que são difundidos para todo o País. Mas, para além das fogueiras, quadrilhas e dos pratos típicos, a fé se mantêm presente nos festejos através de três importantes nomes da Igreja Católica: Santo Antônio de Pádua, São João Batista e São Pedro.

O afeto ao trio é comprovado em espaços físicos. Somente na capital cearense, são pelo menos dez paróquias dedicadas a eles, distribuídas em bairros diversos da Cidade. A esperança do matrimônio rodeia grande parte dos admiradores do primeiro homenageado do mês: Santo Antônio, celebrado no dia 13 de junho, data de sua morte. É tradição que nos treze primeiros dias do mês os fiéis estendam a novena - costumeiramente rezada durante o ano - para uma trezena.

Costume esse, incumbido na vida da professora aposentada Islai Monteiro, 60, ainda na adolescência, e transformada em devoção, até hoje, naquele que também é conhecido como padroeiro dos humildes. "Ele fez devoção aos pobres, então muita gente faz promessa e distribui pão aos necessitados. Também faço o responsório à Santo Antônio, que é uma oração muito forte quando estamos em perigo. Já fui até atendida", conta.

De São João Batista nasceu a tradição das festas juninas, antes chamadas de joaninas. É no dia 24 de junho, feriado em boa parte do Nordeste, que os católicos celebram seu nascimento. "Nossa Senhora foi visitar sua prima Isabel, mas teve que voltar à Nazaré e pediu que ela desse um sinal quando seu filho nascesse. Quando São João Batista nasceu, ela teria feito uma fogueira e avisado à Maria do nascimento", conta o padre Gilson Soares, da Arquidiocese de Fortaleza.

Fechando as homenagens do mês, o dia 29 de junho é dedicado a São Pedro, guardião das portas do céu, apóstolo de Jesus Cristo e, conforme explica o padre Gilson, escolhido como o primeiro papa da Igreja Católica. Pescador humilde, o santo também é tido como protetor de quem, até hoje, tem a pesca como forma de subsistência. "O nome dele era Simão Pedro e com seu irmão André estava pescando quando Jesus veio e o chamou. Ele deixou a pesca e seguiu Jesus, deixando de pescar peixe e passando a pescar pessoas", destaca o padre.

Simplicidade e humanidade que fizeram do universitário Jonathan Cavalcante, 21, um de seus devotos. "Conheci a história de São Pedro e vi que ele era humano e mesmo diante de tantas falhas teve uma possibilidade de conversão tão grande a ponto de ser o primeiro papa, passando a converter milhões de pessoas. Hoje eu tento pegar suas atitudes, que eu via no Evangelho, e aplicar no meu dia a dia", afirma o jovem.

Hoje tão intrínsecas nos costumes do povo brasileiro, as celebrações aos santos, ainda segundo o pároco Gilson Soares, nascem de manifestações trazidas da Europa, mas são adaptadas como cultura popular pelo Nordeste do país. A religiosidade e a devoção, acrescenta, atravessam gerações e são vistas hoje até nas tradicionais quadrilhas juninas. "Hoje as quadrilhas cantando musicas católicas e cristãs é um meio da juventude também evangelizar", aponta.

Sentidos

O processo de aproximação entre religiosidade e as festas do período é de difícil definição, habitando mais o imaginário do que o real, na avaliação do professor de cultura e mídia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Tadeu Feitosa. No entanto, na construção dos significados de que se constitui a cultura e seus cotidianos, esclarece ele, o sagrado e o profano acabam se entrelaçando.

"Por mais que a marca profana das festas e suas ritualidades de prazer - com danças, comidas, brincadeiras - seja maior, inclusive coincidindo no Nordeste com a alegria das colheitas e seus rituais antropológicos de festas, há uma sacralidade que se mistura a isso. Esta é dada pela empatia dos santos comemorados pelo Catolicismo e seus devotos. Assim, a própria Igreja vem há anos se apropriando dos festejos populares para aumentar as devoções a Pedro, João e Antônio", diz.

Assim como foi no passado, e mantendo no presente, o significado disso, acrescenta o especialista, estará sempre atrelado às relações harmônicas que as pessoas têm consigo mesmas, incluindo suas culturas e as coisas do sagrado. Segundo Feitosa, mesmo profanas, as festas são sagradas, porque não se separam seus sentidos.

Tradição

Ainda de acordo com o professor, os festejos religiosos resistem apesar das mudanças geracionais por se tratarem de tradições, que se retroalimentam com seus tempos e espaços. "A resistência nasce desse tear de significados plenos, ininterruptos. As tradições dialogam e necessitam desses diálogos com os tempos atuais. É disso que nascem suas permanências. O que mudam são as roupagens, os adereços, que são repaginadas pelos signos do agora. As liturgias também mudam, mas se mantêm com o frescor do passado e as ventilações do presente", avalia.






Opinião do Especialista

Santos da Sagrada Folia Matrimonial

A estação chuvosa vira o tempo da colheita. E na matriz cristã de uma sertaneja sociedade, os Festejos Juninos ajudaram a popularizar esse tempo de fartura, como o triunfo de três imagens-forças católicas: Ordens Religiosas (Santo Antônio, franciscano), Profetas (São João Batista, primo de Jesus) e Apóstolos (São Pedro, primeiro papa). Quando o colorido lúdico e teatral das quadrilhas juninas inicia sua performance casamenteira, no ritmo da quermesse, já não se percebe o triunfo dos ícones missionários. Pois o irromper do Tempo Comum da cristandade contextualizou-se; principalmente no caldeirão de tradições do Nordeste Brasileiro. Exatamente para que a mensagem das lideranças religiosas atingisse a compreensão popular.

Os Festejos Juninos são as mais legítimas e criativas "traduções" da fé na fertilidade do novo mundo; anunciado, pelas Crenças da Modernidade, como formas de abraço tolerante e acolhedor dos rituais de outras matrizes Nativas e Afrodescendentes. O tema central dessas Festas das homenagens aos Santos Juninos está no enlace matrimonial. O rito de fertilidade que assegura a reprodução de toda uma comunidade em êxtase. A irradiação desse período, seja nos sertões e litorais, alcançou tamanha capacidade de renovação que não soa estranho indagar: por que as Juninas festas sustentam a representação geográfica do Nordeste? Responder é aceitar a vitalidade patrimonial das tradições imateriais juninas como projetos culturais de futuro; sem ranços saudosistas. Neste sentido, o Pau da Bandeira de Santo Antônio (Barbalha), o Megashow do São João de Maracanaú e as Cerimônias do São Pedro do Mucuripe - só para relembrar alguns exemplos cearenses - reinventam a mensagem religiosa da fertilidade como confraternização. Atrás da Quadrilha Junina, só não vai quem já morreu! Ou esqueceu que fogueira joanina permanece acessa, espelhando a fértil criatividade de nossa gente.

Dr. Christian Dennys de Oliveira - Pesquisador em Geografia Cultural (UFC)
por Renato Bezerra - Repórter - Diário do Nordeste. Link AQUI

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários