Recent Tube

Sr. Antônio “Pedrinha” e a arte da parede de taipa.


Seu nome completo é Antônio Alfredo de Sousa, porém é mais conhecido como Antônio Pedrinha, filho de Manoel Pedrinha de quem herdou a arte de fazer parede de taipa. 

Antônio Pedrinha tem o rosto do povo aguerrido de Chaval. Sua pele queimada pelo sol escaldante da “ilha de pedra”; seu jeito brincalhão entre os conhecidos e ao mesmo tempo tão reservado diante dos demais. Sr. Pedrinha possui a essência do homem do sertão; da resistência e da superação.

Sr. Pedrinha catando mandacaru. Foto: Neyci
Antônio Pedrinha é o autor da parede de taipa do Point Gamboas em Chaval e participou efetivamente da ornamentação do espaço na ocasião do lançamento do livro “Homo Cactus”. Ao construí a citada parede, ele comentava: “lembro do meu pai e da minha mãe quando a gente fazia nossas casinhas de taipa. As vezes a gente passava necessidade, mas vencemos...”. As mãos deslizam com maestria sobre o barro. A precisão do detalhe no amassar da argila e no amarrar das varas de mameleiro. A receita daquela arte ele traz na alma.

As paredes de taipa de Gamboas possui mais que barro, varas ou cipós. Elas tem consigo a essência, o suor e as lembranças de um homem: ANTÔNIO ALFREDO DE SOUSA. Sr. Pedrinha.







Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários