Recent Tube

5 dicas essenciais de quem já passou no Enem


Não podemos negar que fazer o Enem é um grande desafio para qualquer estudante, sendo visto por tais como um verdadeiro “bicho de sete cabeças”. O estresse causado pela ansiedade somado a expectativa da prova se tornam um dos vilões, maior do que o conteúdo do exame.


Após fazer o Enem seis vezes e conseguir ser aprovada em várias ocasiões, posso afirmar que seguindo algumas dicas, você pode diminuir probabilidade de algo dar errado e você perder o controle da situação.

Sendo assim, para te ajudar a se sair bem elaborei essa pequena lista com 5 dicas de quem já passou no Enem. Confere só ;)





Mantenha a Calma

Antes de qualquer coisa, você precisa buscar meios de manter a calma. Sempre procurava na internet técnicas de como poderia me acalmar quando começasse a pensar besteiras durante a prova, a principal de todas foi aprender a respirar, mas essa foi apenas alguma delas que mais na frente irei detalhar melhor.

Não Estipule Resultados Precoces

Durante o momento da prova, por muitas vezes eu me pegava imaginando o que iria acontecer, estipulava e já definia os resultados caso não fosse nada bem. Somente a partir da terceira edição que estava fazendo, aprendi que precisava parar de imaginar e definir consequências, mais uma vez busquei técnicas de concentração e comecei a dar espaço para pensamentos positivos, de que jamais essa prova seria o fim.

Meios para Relaxar e se Sentir Confiante

Use algo que lhe traga boas energias, que possa lhe deixar mais confiante em qualquer situação que esteja, principalmente no momento de tensão recorrer a essas coisinhas podem ajudar você a relaxar.
Em algumas edições, utilizei um cordão da minha mãe, levava barrinhas de cereal para abrir em determinados horários para dar aquele “stop” e conheci pessoas que fizeram várias provas do Enem com a mesma caneta, fica a seu critério a escolha do que vai te ajudar a se sentir confiante, seguro e relaxado.

Foque no Essencial

Não lamente se já passou mais de três minutos na mesma questão, se você não sabe a fórmula ou não lembra o conteúdo por inteiro, siga para a próxima e volte quando for possível para essa que teve mais dificuldade. Quando estiver fazendo a prova, busque focar no objetivo final naquele momento, que consiste no término de tal após dar o seu máximo para resolver as questões.
Créditos da Foto: Pixabay

Respire Fundo
Apesar de parecer algo simples, respirar é a “alma do negócio”. Estudos afirmam que quando você presta atenção a sua respiração, automaticamente seu corpo relaxa e buscar retornar ao seu estado de equilíbrio. Durante a prova, eu parava e respirava profundamente por no mínimo umas 10 vezes, se possível fechava os olhos e buscava inspirar fundo pelo nariz e expirar pela boca, posso afirmar com toda certeza que fazia muita diferença.

Atualmente, já estou na metade do curso que realmente me identifiquei, até hoje utilizo essas dicas na hora de fazer provas, apresentar seminário e em qualquer momento que eu precisar me acalmar e dar o meu melhor em algo que vai me ajudar a desenvolver e crescer.

Você já é vitorioso de ter chegado até aqui, agora confie no seu potencial e aconteça o que acontecer desfrute e aprenda!

Viu algum erro na matéria? Avise pra gente por aqui ou nos comentários.

Se inscreva no nosso canal no YouTube!

Quer receber conteúdo EXCLUSIVO? Se inscreva na nossa área vip clique aqui
Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/chavalzada
Siga nosso perfil no Instagram www.instagram.com/chavalzada
Baixe nosso aplicativo móvel www.app.vc/chavalzada


Deixe sua opinião nos comentários, nós agradecemos!

Postar um comentário

0 Comentários